Os 3 papéis que pais narcisistas geralmente atribuem aos seus filhos
A natureza opressora do comportamento que essas pessoas têm para com seus filhos pode prejudicá-los por toda a vida.
Ter que lidar com pais narcisistas é um fardo que muitas crianças precisam levar, e isso não deve ser encarado com normalidade. O comportamento narcisista, venha ele de onde vier, é uma verdadeira erva daninha para relacionamentos.
Em decorrência disso, quando os pais são narcisistas, cultivam um comportamento nocivo que gera crianças frustradas e adultos inseguros ou revoltados.
Para abordar mais profundamente o comportamento narcisista que os pais podem ter com seus filhos, listamos os três papéis que eles geralmente imputam a seus rebentos.
Esses papéis demonstram de forma prática esse tipo de pai espera de seus filhos, bem como expõem os traços obscuros da sua personalidade sombria. Veja a seguir!
(Imagem: divulgação)
1. O bode expiatório
As crianças que assumem o posto de “bode expiatório” aos olhos de seus pais narcisistas são as que mais sofrem nas mãos dessas pessoas.
Não importa o que façam, os bodes expiatórios nunca são enaltecidos pelos pais ou têm seu esforço e conquistas reconhecidos. Com isso, sentem que sempre vão precisar provar algo para alguém.
2. A criança perdida
Como o nome já sugere, as “crianças perdidas” são basicamente ignoradas por seus pais narcisistas. Quando não é isso, o que ocorre é uma atenção negativa excessiva.
Por passar por isso, a criança perdida se sente abandonada e tendo que lutar por si própria muitas vezes. Imagine só o quanto isso pode ser destrutivo para uma criança!
3. A criança dourada
Por fim, temos o papel de “criança dourada”, que são dados pelos famigerados pais narcisistas aos seus filhos prediletos.
Nesse caso, há uma superproteção e subserviência à criança, o que pode fomentar uma personalidade reprovável no seu futuro, bem como sentimentos como inveja, raiva e ciúmes das outras crianças.
Como se curar?
Se ao ler sobre os três papéis dados por pais narcisistas aos seus filhos você acabou se identificando de alguma forma, chegou a hora de refletir.
Caso tenha vivido em um contexto familiar como esse, você provavelmente carrega muitos traumas, medos, inseguranças e até traços obscuros em sua personalidade. Pessoas que vivem assim devem procurar auxílio psicológico e terapêutico, a fim de entender seus traumas e superá-los.
Infelizmente existem muitas famílias baseadas em casais narcisistas, ou que tenham a presença de pelo um pai ou mãe narcisista. Nem todas essas famílias possuem três ou mais filhos para completar a “trindade”. Porém, mesmo que um narcisista só tenha um filho, ele com certeza imputará a essa criança um desses papéis, o que é nocivo de qualquer forma.
Comentários estão fechados.