Os alimentos mais ‘limpos’: 15 frutas e vegetais com menos pesticidas
Esses alimentos são mais facilmente encontrados na forma orgânica/transgênica que outros tipos de comida produzidas no campo.
Talvez você tenha conhecimento do grupo de alimentos conhecido como “dirty dozen” (doze sujos), mas você sabe sobre o grupo oposto, chamado “clean fifteen” (quinze limpos)?
Da mesma forma que frutas e vegetais com grande quantidade de pesticidas são listados, alimentos orgânicos com pouca quantidade de resíduos de pesticidas também são classificados pela Environmental Working Group (EWG), uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a promoção de um estilo de vida mais saudável.
Um relatório recente da EWG inclui uma lista de 46 frutas e vegetais que tiveram o seu nível de contaminação por pesticidas testado com base em dados anteriormente coletados.
O abacate e o milho lideram a lista dos “clean fifteen”, enquanto o morango e o espinafre lideram a lista dos “dirty dozen”, que são os alimentos “ricos” em resíduos de pesticidas.
Outros alimentos que aparecem na lista dos “quinze limpos” são abacaxi, cebola, mamão, melancia e repolho. Continue lendo para conhecer a lista completa!
Os 15 alimentos que levam uma menor quantidade de pesticidas
Veja quais são esses alimentos e, se possível, inclua-os hoje mesmo na sua dieta:
- Abacate;
- Milho;
- Abacaxi;
- Cebola;
- Mamão;
- Ervilha;
- Aspargo;
- Melão;
- Kiwi;
- Repolho;
- Cogumelo;
- Manga;
- Batata-doce;
- Melancia;
- Cenoura.
O relatório emitido pela EWG destaca também que quase 65% das amostras de frutas e vegetais constantes no grupo dos doze limpos não apresentaram resíduos detectáveis de pesticidas.
Além disso, todas as amostras dos seis principais itens de produção da lista testaram negativo para mais de três tipos diferentes de pesticidas, pelo menos.
Para se ter uma ideia, nas amostras de abacate e milho analisadas, menos de 2% das mostraram quaisquer vestígios de pesticidas detectáveis.
Mude hoje mesmo a sua alimentação!
Comentários estão fechados.