Os benefícios do intercâmbio na carreira profissional

0

Fazer intercâmbio não é fácil. São diversos os desafios que o intercambista deve superar. Geralmente são submetidos a enfrentar uma ‘nova vida’ em um novo país, em meio a novas pessoas e uma nova cultura. Tudo que ele deve fazer, o faz sozinho, sem auxílio de quase ninguém, desde situações corriqueiras até mesmo os complexos afazeres profissionais do dia. Mas se tem algo que supera e muito qualquer obstáculo são os benefícios.

O fato de ter que enfrentar diversas tarefas sozinho, garante que o intercambista amadureça pessoalmente e profissionalmente mais rápido. Deste modo, começa a assumir responsabilidades e aprende não só o básico da vida, como também o básico de outra cultura. Somado a isso, a experiência profissional se torna um diferencial insubstituível para qualquer estudante.

A começar pelo desprendimento pessoal, morar sozinho exige equilíbrio e organização. Além do mais, quem mora só não tem que mostrar resultado para ninguém, logo, desenvolve senso de responsabilidade, por meio do estabelecimento e do cumprimento das próprias metas. Isso ajuda a incrementar a carreira profissional de qualquer pessoa, que passa a ter pontos positivos favoráveis para o instinto de liderança.

Saiba mais: Tudo sobre intercâmbio – Guia definitivo

Para ampliar ainda mais esta liderança, uma característica importante que se desenvolve é a capacidade de integração. Obstáculos como a timidez são superados e se tornam desafios interessantes, já que tudo é novidade. Quem faz intercâmbio tem bastante facilidade de interação, pois na prática desenvolve percepções particulares, já que está em um país desconhecido, tendo que aprender a se comunicar e deixar a timidez de lado para ter sucessos nos diversos desafios do dia.

intercâmbioUm dos pontos que mais pesa no recrutamento de profissionais é a capacidade de saber enfrentar o desconhecido. Candidatos que fizeram intercâmbio possuem maior experiência em criar estratégias e ir em direção a novas experiências, com facilidade de lidar com situações inusitadas. Profissionalmente esta é uma característica muito importante e comum em intercambistas que se sujeitaram a sair da zona de conforto do lar, em busca de uma vida totalmente diferente, o que demonstra o interesse por desenvolvimento e realizações pessoais.

E sobre idiomas? Nada melhor que qualificar um curso de inglês, por exemplo, de forma prática no país de origem da língua. Nada substitui acrescentar um novo idioma, pois irá depender do mesmo para atender suas necessidades básicas e claro, intelectuais.

Tem interesse em estudar fora? Não pense apenas nos pontos negativos, coloque na balança e veja que experiências são válidas e muito importantes. O seu crescimento profissional não se baseia apenas em sua capacidade técnica, e sim na união de sua experiência de vida com a mesma. Pesquise, entenda e experimente novas aventuras, seu futuro profissional agradece.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.