Os cachorros sabem quando fazem algo errado?

Será que a carinha de culpa que eles fazem realmente é consciente?

Os cachorros são animais adoráveis e queridos pela maioria das pessoas, mas também podem ser bastante bagunceiros. Diante disso, surge um questionamento: será que os cachorros sabem quando erram?

Os cachorros têm consciência do próprio erro?

Os cachorros são animais que podem ser bastante enérgicos, e por isso, a bagunça às vezes acaba acontecendo. Uma cena comum para tutores de cães é chegar em casa e de repente ver tudo revirado por eles. No entanto, ao olhar para seus cães, é difícil resistir à expressão facial deles.

Por esse motivo, muitas pessoas acreditam que os cachorros têm consciência de seus próprios erros. No entanto, ao afirmarmos isso, estamos atribuindo uma característica humana aos cachorros.

Pesquisa sobre o olhar de culpa dos cães

Curiosa para entender melhor o motivo pelo qual os cães faziam cara de culpa, uma vez que supostamente não possuíam consciência de seus erros, a pesquisadora Alexandra Horowitz iniciou um estudo sobre o assunto.

No estudo, tutores foram convidados a colocar uma guloseima na frente de seus cães, dizendo um “Não” enérgico, indicando que eles não podiam comer, e, em seguida, se afastaram. Depois, quando retornaram, os comportamentos dos cães e tutores foram analisados.

Como ocorreu a pesquisa?

O estudo foi dividido em duas partes: na primeira, os tutores foram informados previamente se seus cachorros haviam comido a guloseima ou não. Na segunda, eles entraram na sala sem saber a resposta.

Como resultado, a pesquisadora percebeu que a expressão facial de culpa do cão aparecia com mais frequência na primeira parte, quando o tutor entrava com uma atitude de repreensão. Isso sugere que o cão não tem consciência de que errou, mas consegue perceber a linguagem corporal de seu tutor.

Os cães conseguem entender os humanos

Todo mundo já ouviu falar que o cão é o melhor amigo do homem, mas a verdade é que, ao longo dos anos de convivência, os cães aprenderam a interpretar o comportamento humano e como reagir a ele.

Assim, quando um cão abaixa as orelhas e olha para o tutor com uma expressão de culpa, isso indica que ele está tentando evitar conflitos e é uma forma de comunicação não verbal.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.