Os efeitos do café para quem sofre com diabetes

Saiba como o café pode te ajudar a prevenir doenças como a diabetes!

Por muito tempo se tratou o café como um vilão, mas hoje, com estudos avançados já se sabe que o café pode ajudar na prevenção de muitas doenças. Dentre elas, a diabetes.

Além disso, os estudos ainda revelam a possibilidade de prevenir contra outras doenças, como cânceres, doenças no fígado e depressão. Quer saber mais sobre os diversos poderes presentes na sua xícara de café? Confira!

Veja mais em: Confira a receita de um super esfoliante de café para tratar celulite

A diabetes

A diabetes afeta o modo com o qual o corpo processa a glicose no sangue. Todo corpo precisa de glicose, pois é o açúcar que fornece energia para o cérebro e todo o corpo. Contudo, nos casos de quem sofre com diabetes há mais glicose que o necessário circulando no sangue.

A diabetes pode se originar de dois modos, um pela genética e outro por fatores externos. Há a diabetes tipo 1 e a 2 e a gestacional que se desenvolve na gravidez.

Perda de peso excessiva, fadiga, irritabilidade e aumento da sede são sintomas sérios da diabetes. Se você está sentindo esses sintomas, o importante é procurar um médico. Se na sua família há casos de diabetes, também pode ingerir o café na sua dieta como forma de prevenção.

As propriedades do café que previnem a diabetes

Após ser acusado, hoje, as pesquisas sugerem o aumento do consumo do café. Desse modo, pesquisas seguras sugerem o aumento, desde que seja equilibrado, de uma xícara por dia. De acordo com a pesquisa, esse aumento pode diminuir consideravelmente o risco de se desenvolver diabetes tipo 2.

No entanto, para os que já apresentam a diabetes do tipo 2, o consumo de café pode ter um efeito diferente. Pois, como demonstrou o estudo, a cafeína, em curto prazo, aumentou a quantidade de insulina e glicose no sangue.

Nos casos em que os testados não apresentavam quadros da doença, a pesquisa mostrou um outro efeito. Aqueles que aumentaram a ingestão de café tiveram um risco 11% menor de contrair diabetes comparado com os que não aumentaram.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.