Os oceanos estão mudando de cor? A ciência explica
Estudo revela mudanças que poderão ser visíveis a olho nu em 20 anos.
Pesquisadores do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, alertaram para uma curiosa mudança nos oceanos do planeta.
Imagens de satélite analisadas por eles mostram que os mares ao redor do mundo estão, de fato, sofrendo com uma alteração de cor. Tal transformação poderá ser percebida por qualquer pessoa em até 20 anos.
Por meio de um estudo detalhado, os cientistas identificaram que a mudança na coloração não é fruto de variações naturais. Na realidade, está intimamente ligada às alterações climáticas que afetam o planeta.
As descobertas reforçam a importância de medidas urgentes para combater o aquecimento global e os seus impactos.
Imagens de satélite mostram alteração na cor dos oceanos, ligada ao aquecimento global – Imagem: reprodução/NASA
Alterações no fitoplâncton e seus impactos
O principal foco do estudo foi compreender por que os oceanos têm mudado de cor. Em regiões tropicais, próximas à linha do Equador, o mar adquire tons esverdeados.
Isso é causado por organismos conhecidos como fitoplâncton, que habitam as camadas superficiais do oceano e contêm clorofila.
Esses pequenos seres desempenham um papel crucial na cadeia alimentar marinha, pois, além de capturarem dióxido de carbono da atmosfera, eles influenciam diretamente o ciclo de carbono no planeta.
Assim, alterações em suas populações podem ter consequências significativas nos ecossistemas oceânicos.
Consequências para a vida marinha
O aumento das temperaturas nos oceanos impede que o plâncton e o fitoplâncton alcancem a superfície e, por consequência, a captura de carbono diminui, o que alavanca o aquecimento global.
A falta de alimento para esses organismos resulta em reduções populacionais, afetando os peixes e mamíferos marinhos. Em suma, as consequências disso são:
-
Menos alimento para a fauna marinha;
-
Danos no ecossistema oceânico;
-
Aumento das temperaturas globais.
Estudos como este destacam a complexa interação entre organismos marinhos e o clima. As mudanças na cor dos oceanos são apenas um dos muitos sinais de que o planeta aquece cada vez mais.
A pesquisa publicada na revista Nature é um lembrete de que ações efetivas são necessárias para proteger nosso ambiente oceânico e sua rica biodiversidade.
Comentários estão fechados.