Os olhos são capazes de revelar a longevidade, aponta novo estudo oftalmológico

Olhos envelhecidos sugerem que existe uma menor expectativa de vida, segundo um estudo com mais de 47 mil pacientes.

Será que nós podemos saber quantos anos temos de vida a partir desse momento em que estamos? Segundo um estudo oftalmológico, existe uma relação entre o envelhecimento dos nossos olhos e a quantidade de anos que nos restam. Por isso, muitos médicos já apontam que os olhos revelam a longevidade de cada pessoa.

Leia mais: Bebidas não-alcóolicas e os problemas que podem causar a saúde; entenda

Como se deu o estudo?

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores estudaram os olhos de mais de 47 mil pacientes em um período de onze anos. A seguir, os resultados dessa pesquisa foram publicados no Jornal Britânico de Oftalmologia, já com a relação entre a quantidade de anos de vida e a saúde dos olhos.

No caso, o estudo demorou muitos anos por conta da própria necessidade de acompanhar o desenvolvimento dos indivíduos. Aqui, vale mencionar que todos que participaram desse estudo tinham entre 40 e 69 anos e que, portanto, se tratava de adultos.

Assim, buscou-se observar os efeitos de ter uma retina “envelhecida”, que seria um efeito do extremo uso de aparelhos eletrônicos, exposição ao sol e outros fatores. Dessa forma, chama-se de “retina envelhecida” quando alguém tem mais complicações nos olhos do que a sua própria idade sugere, e nesses casos existe menor chance de longevidade.

Os olhos são uma “janela” da saúde

Segundo o Dr. Mingguang, que foi coautor do estudo e corresponsável pela pesquisa, as nossas retinas conseguem oferecer uma visão panorâmica de como está a nossa saúde. Desse modo, elas funcionariam como uma espécie de “janela” da saúde, com os indícios de como nós estamos.

Ademais, isso irá se revelar também quanto às chances de viver mais ou menos, visto que pessoas com retinas cansadas possuem maior chance de morrer dentro de uma década. Inclusive, o estudo também demonstra a possível relação entre a saúde dos olhos e as chances de desenvolver algumas doenças degenerativas.

Por exemplo, já se fala sobre como os nossos olhos podem nos indicar as chances de desenvolver doenças como Alzheimer e também demência. Essa é uma conclusão pertinente, visto que podemos perceber a grande importância de nossa saúde oftalmológica.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.