Os pássaros estão perdendo as suas cores; você sabia disso?

Um estudo feito recentemente afirma que os pássaros estão perdendo as suas cores. Confira mais informações sobre a pesquisa e os seus motivos.

Em abril de 1860, em uma carta enviada ao botânico americano Asa Gray, o naturalista Charles Darwin manifestou sua decepção quando avistou as penas chamativas do pavão. Um dos motivos era justamente pelas cores das suas penas. Isso é um pouco curioso, não? Se você também acha que sim, confira o artigo na íntegra sobre como os pássaros estão perdendo as suas cores e entenda melhor sobre essa história.

Leia mais: Conheça as 5 espécies de pássaros mais famosas do Brasil.

Confira abaixo uma das razões para isso

A decepção de Darwin era pelo fato de que as caudas dos pavões entram em contradição com a proposta que está descrita na sua teoria da evolução. Teoria esta chamada de seleção natural. A sua revolta baseia-se no fato de que em vez de aumentar a sobrevivência dos pavões, as caudas parecem ter efeito contrário.

Aproximadamente 10 anos depois, no ano de 1871, o naturalista sugeriu a solução para este desacordo em seu livro “A Origem do Homem e a Seleção Sexual”. Baseado nesse livro, o objetivo dos atributos ornamentais não é expandir a sobrevivência de seus donos, mas sim seu sucesso reprodutivo. Ou seja, a presença de características chamativas, como as caudas dos pavões, é explicada pela seleção sexual, e não pela seleção natural.

A cor como saúde e qualidade

Na atualidade, sabemos que um dos sinais de qualidade são os ornamentos. Nisso, eles informam a condição física de cada animal, a saúde e a personalidade dos seus donos. Ademais, os ornamentos também dão informações verdadeiras, uma vez que eles são difíceis de serem expostos.

Uma das razões da perda de cores: Mudanças climáticas

As mudanças climáticas e seus resultados sobre o ecossistema, principalmente a fauna e a flora, têm sido destaque para os cientistas e sua comunidade. Seus estudos tiveram como foco saber os efeitos das mudanças climáticas.

A importância de estudar os efeitos das mudanças climáticas sobre os ornamentos está na razão de que a temperatura, por exemplo, influencia diretamente na coloração de algumas aves. As cores tendem a ser mais opacas em épocas mais quentes e com o aquecimento global, isso vem se tornando uma tendência.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.