Os seus pés coçam com frequência? Veja o que pode ser e o que fazer!

A coceira nos pés, quando se torna recorrente, não é normal e pode ter vários motivos diferentes. Conheça as 8 principais causas e seus tratamentos!

Não há como negar o incômodo que uma coceira nos pés pode causar no dia a dia de uma pessoa. Desde picadas de inseto até o contato com água suja ou outra substância, a lista de fatores que podem gerar coceiras passageiras e pontuais no local é imensa.

Por outro lado, estar com um dos pés ou o par de membros sempre coçando não é nada normal. Muito pelo contrário, essa condição pode estar indicando um problema de saúde de gravidade média a alta que precisa ser tratado rapidamente.

Conheça abaixo oito dos principais males causados pela coceira insistente nos pés, e entenda o que fazer a respeito.

Saiba porque seus pés coçam tanto!

Alergias graves

Alergias simples e localizadas são facilmente detectadas, juntamente com o seu agente causador. Mas, e quando uma reação alérgica não dá pistas da sua origem?

A coceira nos pés pode ser sintoma de uma alergia mais complexa, como a intolerância a algum alimento ou remédio, por exemplo.

Por isso, se os seus pés coçam com frequência e a coceira gera bolhas e vermelhidão, procure um alergologista.

Esse médico, que é especialista em alergias, irá buscar identificar uma possível reação e indicará o melhor tratamento para o seu caso.

Bicho-do-pé

O Tunga penetrans, parasita conhecido como bicho-do-pé, entra na pele dos pés quando a pessoa tem contato com as suas larvas no chão.

A infecção por esse pequeno invasor causa efeitos adversos como coceira, feridas, vermelhidão e dor nos pés.

O tratamento para remover o bicho-do-pé é manual, onde um médico ou um enfermeiro remove o parasita com instrumentos propícios.

Para aliviar a inflamação causada pela infestação alguns cremes e produtos naturais de aplicação tópica podem ser utilizados.

De toda forma, ao suspeitar que a coceira nos pés está sendo ocasionada por bicho-do-pé, procure ajuda no posto de saúde mais próximo.

Disidrose

A disidrose é uma doença cutânea comum de acontecer em períodos de clima mais quente, quando a pessoa acometida passa por momentos de estresse intenso e em outras ocasiões semelhantes.

A condição é caracterizada pelo aparecimento de várias bolhas cheias de um líquido claro na planta dos pés ou mãos e também na lateral dos dedos.

Causando uma coceira intensa, a disidrose é facilmente detectada. O tratamento consiste na aplicação de pomadas e na administração de medicamentos para combater as bolhas e a coceira. Um dermatologista deve ser consultado nestes casos.

Má circulação

A má circulação sanguínea é muito comum nos membros inferiores, como pés e pernas, e dentre os seus sintomas pode provocar muita coceira no local.

Como forma de identificar se o incômodo é ou não provocado pela má circulação, basta observar se outros sintomas como formigamento, câimbras e dor também se apresentam.

Medidas conhecidas para o combate à má circulação são praticar atividades físicas, manter o peso ideal, equilibrar a alimentação, evitar o consumo excessivo de sal, evitar passar muito tempo em pé ou sentado, dentre outras.

Em casos de comprometimento mais grave, um médico vascular precisa ser consultado para que uma avaliação seja feita e um tratamento recomendado.

Neuropatia periférica (diabética)

A neuropatia periférica é um distúrbio provocado pela diabete mellitus e outras doenças graves como lepra e doenças autoimunes.

Essa condição consiste em um enfraquecimento generalizado dos nervos da pelve, pernas e pés da pessoa acometida. Com isso, sintomas como formigamento intenso, dor e coceira que não passa são relatados.

O tratamento para a doença deve ser indicado por médicos como clínico geral e neurologista e consiste na administração de medicamentos para controle dos sintomas e melhoria da qualidade de vida do paciente.

Pele seca

A pele dos pés pode ressecar facilmente porque nessa região do corpo não existem glândulas sebáceas.

Além disso, os pés são geralmente negligenciados, não recebendo os cuidados necessários principalmente por parte dos homens.

Todo esse escopo pode gerar um quadro de ressecamento geral da pele dos pés e o aparecimento de uma coceira que não vai embora nunca.

Ao notar que os pés estão ressecados, comece a utilizar hidratantes de pele comuns, vendidos em supermercados, farmácias e lojas especializadas. A reidratação da pele dos pés garantirá o fim da coceira, se esse for o motivo do sintoma.

Pé de atleta

O pé de atleta, também conhecido como frieira, é uma micose muito comum e pode aparecer em qualquer pé úmido.

Os causadores da condição são os fungos Trichophyton, Mycrosporon ou Epidermophyton, que se instalam na sola dos pés e se espalham até os espaços entre os dedos, causando muita coceira, descamação e vermelhidão no local.

Para tratar o pé de atleta o usuário precisa aplicar pomadas antifúngicas no local e, em casos mais graves, o uso de medicamentos também pode ser exigido.

Já para evitar a infecção, o ideal é adotar uma rotina de higienização e cuidados com a pele dos pés.

Psoríase

A psoríase é uma condição cutânea não tão comum, mas que não tem cura. Pessoas acometidas pela doença sentem ardência, formigamento e coceira intensa em qualquer local do corpo onde a doença tenha acometido a pele, inclusive nos pés.

O local afetado costuma ficar vermelho e áspero. O tratamento da psoríase baseia-se na aplicação de pomadas e ingestão de medicamentos para controle dos sintomas.

Para o tratamento correto da enfermidade o ideal é procurar um dermatologista que irá acompanhar todo o quadro do paciente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.