Os sobrenomes de famílias mais influentes do Brasil
Os sobrenomes dos mais influentes de toda a história ainda hoje são muito comuns no Brasil. Confira quais são eles e veja os significados.
A influência de uma família no passado pode ser medida por diversos fatores, não só pela riqueza acumulada. Isso, porque até mesmo os sobrenomes podem indicar quais foram as mais influentes de todos os tempos! Veja quais são os sobrenomes que são sinal de forte status e de poder na sociedade.
Se a família tem uma história nobre, alguns sobrenomes tendem a aparecer com muito mais frequência. Eles são um indicativo de toda a representatividade acumulada ao longo dos anos, indicando nobreza ou influência na política e em muitos outros cenários.
Sobrenomes dos influentes
Além da relação com a nobreza e a política, a influência de um sobrenome era medida também pela posse de grandes propriedades, terras e castelos, demonstrando influência e poder. Isso, sem contar as alianças matrimoniais, que reforçavam ainda mais a força dessas famílias, com os tais “casamentos arranjados”. Essas uniões acumulavam ainda mais riqueza e recursos, que foram passados ao longo das gerações.
Apesar de tudo isso, mesmo com a influência história, pode ser que alguns desses nomes de família continuem presentes nas sociedades, mas não com a mesma influência do passado.
Assim, seis dos sobrenomes – entre os mais influentes – ainda hoje podem ser encontrados no Brasil, por exemplo. Eles carregam parte da história de gerações que foram marcadas por fortes disputas de poder e espaço. São eles:
Alves: significa “guerreiro”, “protetor” ou “exército” e era comum nas famílias de poder da Europa;
Rodrigues: quer dizer “o filho de Rodrigo”, com referência a “rico em glória” ou “o senhor da glória”;
Ferreira: tem origem em Portugal. É de uma das famílias mais antigas e nobres do país;
Cabral: também é um sobrenome português, historicamente nobre e próximo da realeza;
Santos: tem origem italiana e significa “dos Santos”;
Oliveira: sobrenome de uma família portuguesa que cultivava oliveiras, logo é de muita importância histórica na nobreza.
Comentários estão fechados.