Aposentadoria antecipada: onde no mundo estão os aposentados mais jovens?
As implicações enfrentadas por países com um número crescente de aposentados mais jovens
A aposentadoria é desejada por muitos cidadãos em diversas nações do mundo. Se ver livre da rotina do trabalho parece ser algo digno do paraíso e muitos almejam chegar lá. Em alguns lugares, a caminhada pode ser mais fácil e rápida, já em outros nem tanto. Diversos fatores podem explicar o que facilita esse processo.
Vamos explorá-los nesse artigo e também falar sobre os países com aposentados mais jovens.
Saiba quais são as nações em que há mais aposentados considerados jovens
A China lidera o ranking de países em que as pessoas podem chegar a experimentar a aposentadoria um pouco mais cedo.
A Rússia também atinge um nível alto desse ranking, com o próprio presidente Vladimir Putin relatando que o número de trabalhadores no país tem diminuído graças a aposentadoria.
A China ganha a frente, possivelmente, porque no país há uma política do governo que permite que as mulheres se aposentem aos 50 e os homens aos 60.
Além de políticas governamentais, existem diversos outros fatores que esses países oferecem e que podem tornar mais fácil para o cidadão se aposentar.
Um exemplo é a qualidade de vida que o país oferece, por exemplo, até porque existem países onde os cidadãos vivem tão bem que a aposentadoria não é uma preocupação tão grande.
Por outro lado, existem países onde as poucas oportunidades de trabalho podem dificultar a aposentadoria, além de que se aposentar pode oferecer uma renda menor do que a recebida quando se está trabalhando, entre outros fatores.
Implicações
Uma grande preocupação que aparece diante do cenário que está presente nessas nações é a forma como o governo pretende lidar com o número de aposentados.
Não só em relação aos aposentados, mas também em relação aos cidadãos que ainda exercem a sua função como trabalhadores, cujo número vai consequentemente diminuindo.
Se o aumento do número de aposentados resulta na diminuição de trabalhadores no país, como na Rússia, entender de que forma gerir isso é importante.
Além do mais, todo esse panorama significa que o suporte oferecido aos aposentados com certeza precisa ser ampliado, o que pode ser um desafio para os governos desses países.
Comentários estão fechados.