Palavras com ‘J’ normalmente escritas com ‘G’: não erre mais!
Algumas palavras com "J" podem causar mais confusão na hora da escrita. Para evitar erros, siga as dicas e arrase na escrita.
A ortografia da Língua Portuguesa é um desafio para você? Se sim, saiba que não está só! Muitas pessoas têm dificuldades ao escrever algumas palavras e fazem da comunicação escrita um verdadeiro terror. Para dar um passo a mais rumo ao aprendizado, veja palavras com “J” que são normalmente confundidas com “G”.
A troca de uma simples letra pode criar uma enorme confusão e dores de cabeça. Imagine só escrever algo errado em uma prova do Enem? Ou quem sabe numa redação de concurso público? Para evitar que isso aconteça, reforçar os hábitos de leitura e praticar a escrita são dicas essenciais para o seu sucesso.
Palavras com “J” confundidas com “G”
Um truque que muitas pessoas usam é considerar que a letra “J” representa sons suaves como o da palavra “jantar” ou “jardim”. Já a letra “G” tende a soar mais forte, como em “gato” ou “gente”. Faz sentido para você? Uma regra que também pode facilitar o seu entendimento é a seguinte:
- “J”: antes das vogais “a”, “e”, “i”, “o”, “u”, o “j” geralmente se junta para formar sons como “ja”, “je”, “ji”, “jo”, “ju”.
Exemplos: “jardim”, “jantar”, “jantar”, “jogador”, “juízo”. - “G”: antes das vogais “a”, “e”, “i”, “o”, “u”, o “g” normalmente forma sons como “ga”, “ge”, “gi”, “go”, “gu”.
Exemplos: “gato”, “gente”, “girassol”, “gol”, “guerra”.
Ainda assim está com dúvidas? Memorizar algumas palavras pode te ajudar a torná-las mais comuns na hora de escrever. Pensando nisso, veja a lista com aquelas escritas com “J”, mas que normalmente são confundidas com “G”:
- Jeito
- Laje
- Ajeitar
- Jiboia
- Gorjeta
- Majestade
- Canjica
- Jerico
- Lisonjeado
Comentários estão fechados.