O efeito ‘Gulliver’: palavras comuns no aumentativo causam surpresa na internet
Você conhece muito sobre a língua portuguesa. Veja algumas palavras no aumentativo e se surpreenda com cada uma delas.
De fato, a língua portuguesa quanto mais você estuda, mais percebe que ela é extremamente complexa e surpreendente. Recentemente, o professor Sérgio Nogueira falou sobre a maneira que algumas palavras ficam no aumentativo. Muitas pessoas ficaram surpresas por não acreditarem que algumas delas pudessem existir. Veja abaixo alguns exemplos de palavras no aumentativo.
Palavras comuns no aumentativo são motivos de polêmica
Há pouco tempo, foi publicado na internet um vídeo em que o professor Laércio Silva de Souza, de 36 anos, citou vários exemplos de palavras da língua portuguesa em sua forma aumentativa e o que muitos não esperavam é que várias delas surpreenderam centenas e pessoas.
A título de exemplo, um morador de Teresina, no Piauí, disse na gravação que a palavra “copázio” é o aumentativo de copo, e “mocetona” é o de moça.
Afinal, há outras maneiras de dizer essas mesmas palavras no aumentativo?
Conforme o professor Sérgio Nogueira, formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), há palavras que podem ser ditas de outra maneira, estando, também, na forma aumentativa.
Nogueira diz que, em alguns casos, o uso de palavras terminadas em “ão”, como, por exemplo, copão e bocão são permitidas na linguagem cotidiana.
E em relação aos exemplos citados por Laércio?
Sérgio acrescenta dizendo que acha demais você usar no dia a dia as palavras “copázio” ou “bocarra”. Ele explica que há uma grande diferença entre a língua erudita e a linguagem coloquial e que não devemos misturar as duas.
Ele usa como exemplo as roupas que temos em nosso armário. Para ele cada roupa pertence a uma ocasião. Terno e gravata não são opções que devem ser usadas para ir ao Maracanã. Dessa forma, a palavra correta é “adequação”.
Confira abaixo alguns exemplos de outros aumentativos:
- Copo: Copázio;
- Boca: Bocarra;
- Fogo: Fogaréu;
- Homem: Homenzarrão;
- Moça: Mocetona;
- Rapaz: Rapagão;
- Dinheiro: Dinheirama;
- Corpo: Corpanzil.
Comentários estão fechados.