PÂNICO! Latas de refrigerante explodem e geram medo em voos nos EUA
Casos ocorreram em uma companhia aérea e geram preocupação em outras empresas da área.
Alguns voos da companhia aérea Southwest Airlines, nos Estados Unidos, registraram explosão de latas de refrigerantes durante voos neste verão de 2024.
Inicialmente, os casos aconteceram em aviões de escalas regionais, já que a empresa foca em viagens entre estados das regiões Sudeste e Oeste do país.
O que preocupa as autoridades e a própria empresa de aviação doméstica é o risco de lesões, algo que já aconteceu com algumas comissárias de bordo. No entanto, ainda não há registros de ferimentos em passageiros durante o período.
Por que as latas explodiram nos aviões?
As explosões frequentes nos aviões da Southwest Airlines acontecem por conta do forte calor no verão, que está ainda mais intenso que no ano anterior.
Por exemplo, os aeroportos de cidades como Las Vegas, Phoenix, Austin, Dallas, Houston e Sacramento registraram temperaturas extremas no período.
Além do aquecimento global e do risco à saúde das pessoas, o calor excessivo também fez com que essas latas de refrigerante explodissem.
Isso acontece por conta da pressão atmosférica nos gases dentro dos recipientes, que gera um superaquecimento. Nem todas as latas chegam a explodir, algumas apenas apresentam deformações, o que já é um indício de que algo está errado.
Esse calor sem precedentes no verão do Hemisfério Norte vem colocando a segurança aérea em xeque e acende o sinal de alerta nas autoridades locais.
Após a exposição dos problemas, Chris Perry, porta-voz da companhia South Airlines, disse que a empresa tomou providências após tomar ciência dos incidentes.
Uma das medidas adotadas é apostar em refrigerantes mais frescos, o que minimiza o risco de explosão.
Como prevenir as explosões
As latas de refrigerante que explodiram nos voos deixaram mais de 20 pessoas feridas e algumas precisaram passar por procedimento de sutura para tratar os machucados. Por isso, diversas ações são necessárias para prevenir novos incidentes.
A companhia aérea deve manter todos os refrigerantes em local devidamente fresco com ar-condicionado, desde o início do transporte da bebida.
Também vai iniciar um treinamento específico para os funcionários responsáveis pelo transporte na hora do manuseio desses produtos. Segundo a empresa, medidas de monitoramento da temperatura dos refrigerantes também foram adotadas.
Por fim, esses cuidados valem não apenas para a Southwest Airlines, como para todas as outras companhias aéreas dos Estados Unidos neste verão.
Comentários estão fechados.