Para economizar energia, deixe o ar-condicionado NESTA temperatura e veja o resultado
Em dias mais quentes, o ar-condicionado se torna um aliado importante para climatizar o ambiente.
O ar-condicionado é um importante aliado em casa e no local de trabalho em dias de calor extremo, sobretudo em tempos de aquecimento global.
O equipamento ajuda a manter o ambiente tolerável e agradável, mas o impacto é grande na conta de luz no final do mês e inibe muitos a adquirirem o produto.
Contudo, há algumas técnicas que ajudam a reduzir a conta, mas sem abrir mão do conforto que o aparelho traz aos moradores.
Qual a temperatura ideal para o ar-condicionado?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta uma temperatura ideal para a regulação do ar-condicionado: 23ºC.
Segundo o órgão, esse valor consegue manter o ambiente climatizado, sem extremos térmicos, e impede um consumo maior de energia elétrica em casa.
Outra forma de economizar eletricidade com o ar-condicionado é comprar um aparelho que seja mais econômico.
Para tal, é necessário que o item tenha o selo Procel de eficiência energética, isso significa que o equipamento conta com melhor funcionamento e menos consumo.
Os aparelhos com o selo na categoria ‘A’ são os mais econômicos. Além disso, são mais eficientes e exigem menos manutenção.
Aparelho precisa de manutenção periódica
Porém, mais que se preocupar com o consumo de energia e um clima agradável, é imprescindível realizar a manutenção periódica do equipamento.
Nesse caso, você pode acionar uma empresa especializada, pelo menos, a cada quatro meses para efetuar esse serviço. Os profissionais vão limpar o ar-condicionado, tirar o filtro e evitar o acúmulo de fungos e bactérias.
Esses micro-organismos são prejudiciais principalmente para quem tem algum tipo de alergia, como rinite ou bronquite.
Por isso, quando tiver um ar-condicionado em casa ou no trabalho, é preciso se atentar a esses detalhes. Assim, você terá um equipamento que consome menos energia, com um ambiente devidamente climatizado, mas sem danos à saúde.
Comentários estão fechados.