Para que serve o infravermelho do celular? Descubra agora mesmo!

É uma tecnologia muito anterior ao Bluetooth e ao Wi-Fi.

Você já deve ter ouvido falar sobre infravermelho em celular, não é mesmo? Há muito tempo, esta era uma função “deluxe” em vários aparelhos de telefone móvel e era usada para transferir arquivos de um celular para outro.

Isso, claro, bem antes do Bluetooth, do NFC, da Wi-Fi e muito antes do WhatsApp – o coitado nem sonhava em nascer ainda. Assim, como você já pode imaginar, o infravermelho foi deixando de existir nos telefones móveis porque acabou entrando em desuso.

Até porque a transferência acaba sendo muito mais lenda do que todas as outras citadas.

Mas onde se usa infravermelho?

Longe dos celulares, mas ainda na palma da nossa mão, o infravermelho é muito usado em controles remotos – de quase todo tipo. Ar-condicionado, televisão, portão eletrônico, projetores, eletrodomésticos,… Quase todos eles usam esta tecnologia.

Que, na verdade, nada mais é do que uma radiação eletromagnética não ionizante e invisível para nós, reles mortais. A frequência é capaz de transmitir dados, como dissemos acima, mas também é capaz de gerar imagens térmicas, como em câmeras de segurança e de “visão noturna”.

Resistência de infravermelhos em alguns modelos de celular

Mesmo com todo o avanço dos últimos anos, algumas fabricantes nadam contra a maré e ainda investem em infravermelho nos seus aparelhos de celular. A Xiaomi é a principal delas; seus modelos Realme e Vivo ainda têm a função.

A Huawai e a Samsung fabricavam celulares com infravermelho até pouco tempo atrás. A gigante sul-coreana o fez, pela última vez, no Galaxy S6, de 2015. Enquanto isso, a empresa chinesa decretou o ultimato da função em 2020, com a linha P40.

A Motorola também teve seu momento com infravermelho. O último modelo com a função foi o Moto X Force, lançado em 2016.

Você deve estar se perguntando do iPhone, não é mesmo? Pois bem, a maçã não investiu nesta tecnologia em nenhum de seus dispositivos móveis mais recentes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.