Paraíso para o tímidos! Japão oferece serviços em que a interação humana é quase ZERO

Japoneses recorrem a serviços pagos para evitar interação social em meio à superlotação urbana.

A vida nas grandes metrópoles do Japão, como Tóquio, é marcada por uma intensa superlotação. A convivência em espaços públicos superlotados e a pressão do dia a dia tornam as interações sociais um grande desafio.

Em busca de alívio, muitos japoneses aderem a serviços que oferecem o silêncio completo. Tais serviços têm crescido muito, pois conseguem garantir a ausência de conversas.

A proposta é simples: proporcionar aos clientes um momento de paz e tranquilidade, sem a necessidade de interagir com outras pessoas. Mas o que leva alguém a pagar por isso? A resposta está na busca por um refúgio tranquilo e silencioso em meio ao caos cotidiano.

A rotina agitada e a falta de privacidade fazem com que muitos vejam no silêncio uma forma de descanso mental.

Metrópoles lotadas estimula japoneses a adotarem locais mais silenciosos (Imagem: reprodução/Ryoji Iwata/Unsplash)

Serviços sem interação social

O Japão está na vanguarda ao oferecer serviços que eliminam a necessidade de ter conversas com alguma pessoa para contratar ou comprar algo.

São salões, táxis, lojas e restaurantes que permitem aos clientes evitarem interações sociais indesejadas. Essa tendência atrai aqueles que preferem o silêncio sem parecerem rudes.

  • Silêncio nos salões de beleza

No bairro de Setagaya, em Tóquio, há o Hair Works Credo, um dos primeiros a oferecer tal opção. Os clientes podem escolher entre três níveis de conversa: normal, reduzida ou nenhuma. Após uma breve consulta, a experiência silenciosa tem início e permite um relaxamento livre de pressões sociais.

Efeitos da superlotação urbana

As metrópoles japonesas enfrentam um problema crescente de superlotação. Com isso, os transportes públicos lotados e a falta de espaços tranquilos são bastante comuns. O ritmo acelerado contribui ainda para o aumento do estresse e da exaustão mental.

Tais serviços silenciosos oferecem uma solução prática, pois, ao permitir uma pausa das interações, eles ajudam a restaurar o equilíbrio mental. Desse modo, essa inovação japonesa é capaz de inspirar outras cidades a adotarem medidas semelhantes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.