Parar de escrever à mão pode trazer alguns prejuízos, segundo estudo

A pesquisa comparou a escrita tradicional à digitação em teclados, demonstrando os benefícios e malefícios de cada prática. Saiba mais!

A dependência cada vez maior da tecnologia é uma realidade para muitos, especialmente para aqueles que utilizam computadores e smartphones como ferramentas essenciais em suas vidas.

Desde o trabalho até o lazer, esses dispositivos tornaram-se parte integrante do nosso cotidiano. Ao final do dia, após cumprirmos nossas tarefas, é comum abrir uma página de streaming, verificar as redes sociais, fazer compras online ou até mesmo mergulhar em um videogame.

Mesmo quando não estamos mais em frente ao computador, o smartphone continua sendo uma extensão de nós mesmos, mantendo-nos conectados por meio de mensagens e proporcionando acesso constante às informações que nos interessam.

É inegável que a introdução dos teclados e formulários digitais modificou a maneira como realizamos tarefas que antes eram feitas manualmente.

A escrita no teclado, por exemplo, tem se tornado a norma em muitas situações, substituindo gradativamente a escrita à mão. É comum encontrar versões digitais que simplificam o processo.

A transição para o digital é frequentemente associada a benefícios como maior velocidade e imediatismo, características marcantes da era da informação em que vivemos.

Escrever à mão traz benefícios?

Uma pesquisa conduzida por especialistas da Universidade de Múrcia e da Universidade de Barcelona, abordada em um artigo publicado recentemente, focou na análise das perdas associadas ao declínio da escrita manual.

Considerou-se como premissa fundamental que os aspectos motores e sensoriais desempenham um papel significativo no comportamento e na aprendizagem, entre outros aspectos.

Para alcançar uma compreensão mais profunda das implicações desse declínio, os pesquisadores revisaram diversos estudos e investigaram como a transição para a escrita digital afetou diferentes áreas de nossa vida.

Foi observado que aqueles que optaram por escrever manualmente tendiam a reter as informações por um período mais longo, em comparação com aqueles que digitaram no teclado.

Isso sugere que a escrita manual pode contribuir para uma maior retenção de informações a longo prazo, enquanto o uso do teclado está associado a uma maior probabilidade de esquecer parte do material com o tempo.

Portanto, a escrita à mão pode desempenhar um papel importante na preservação e na recordação de informações ao longo do tempo.

O benefício do teclado

Apesar dos benefícios da escrita à mão mencionados anteriormente, alguns estudos sugeriram que os textos produzidos em computador tendem a ser de maior qualidade e mais extensos.

No entanto, como apontado pelos autores do artigo, essas conclusões podem ser debatidas e não se aplicam necessariamente de forma geral.

A qualidade e a extensão de um texto podem depender de diversos fatores, que incluem a habilidade do escritor, o contexto e o propósito da escrita.

Portanto, é importante considerar que a relação entre o uso do teclado e a qualidade do texto pode variar dependendo das circunstâncias.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.