Paratireoides

Continue lendo para conhecer essas glândulas!

As paratireoides são glândulas do sistema endócrino que atuam na regulação de nutrientes do corpo, como o cálcio e os fosfatos.

Elas estão localizadas no pescoço, logo atrás da tireoide e, normalmente, cada pessoa possui quatro glândulas paratireoides que se apresentam em dois pares.

Entretanto, existem algumas pessoas que apresentam apenas um par ou três glândulas paratireoides e necessitam de acompanhamento médico para não desenvolverem deficiência de cálcio e fosfato.

As paratireoides são muito pequenas, medindo aproximadamente 6 mm no seu maior lado, elas têm coloração amarelada e pesam em torno de 40 gramas.

Paratireoides
Paratireoides

Função das paratireoides

A principal função das paratireoides é produzir o paratormônio, o hormônio responsável por controlar a quantidade de cálcio e fosfato no organismo.

O paratormônio é conhecido pela sigla PTH e é de extrema importância para que os níveis de cálcio no sangue se mantenham estáveis, evitando assim contrações das células musculares esqueléticas.

Funções das paratireoides
Funções das paratireoides

Distúrbio das paratireoides

O mau funcionamento das paratireoides pode trazer consequências para o organismo podendo surgir doenças como hipoparatireoidismo e hiperparatireoidismo.

Hipoparatireoidismo

O hipoparatireoidismo ocorre quando a produção de paratormônio está abaixo do normal ou inexiste.

Pode ser causada pela remoção da tireoide, como consequência pós-cirúrgicas que tenham agredido as paratireoides, doenças autoimunes ou que causam acúmulo de substâncias nos tecidos, como o ferro.

Hiperparatireoidismo

O hiperparatireoidismo é causado pela produção excessiva de paratormônio que pode ser causada pela deficiência de vitamina D, magnésio ou cálcio no sangue.

Essa doença pode causar a formação de cálculos renais, úlceras gástricas, obstipação intestinal e diurese.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.