Parceria tripla lança plataforma de inovação
Ferramenta criada pelo trio formado por MCTI, Sebrae e UFV, a InovaLink fortalecerá startups e empresas inovadoras do país
Ferramenta fundamental para fortalecer o sistema de startups e de empresas inovadoras no do país, por meio do fornecimento de dados estratégicos a empreendedores, investidores e formuladores de políticas públicas, além de facilitar o acesso às informações sobre aceleradoras e incubadoras de empresas no país pelo cidadão,
Com essa contribuição expressiva ao sistema de inovação nacional, será lançada, nessa segunda-feira (6), a plataforma InovaLink, durante a conferência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em Brasília, que resulta de parceria tripla, formada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sebrae e Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Tendo como tema “Inovação e sociedade: tecnologias emergentes e a transformação do empreendedorismo”, a conferência – que começa hoje (6) e vai até quinta-feira (9) – tem uma programação que inclui 25 atividades, incluindo painéis, debates, Fórum Sebrae de Inovação, rodas de conversa de empreendedorismo, eventos sociais e apresentação de trabalhos e visitas técnicas.
Com a presença especialistas e personalidades da inovação e do empreendedorismo do país, a exemplo do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guila Calheiros, o evento contará, ainda, com dinâmicas de fomento ao empreendedorismo, sob a liderança de mulheres e de indígenas, sem contar a realização de palestras voltadas a iniciativas inovadoras nas áreas de organizações não-governamentais e socioambientais.
Aos 36 anos de existência, a Anprotec dispõe de uma rede diversificada, composta por mais de 350 associados, incluindo incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, coworkings, como também por hubs de inovação, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e demais entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação do país.
A expectativa da associação é que a conferência atraia um público em torno de 16 mil pessoas, a exemplo das edições anteriores. Informações adicionais sobre o evento, inscrições e programação completa podem ser obtidas pelo site oficial (https://anprotec.org.br/conferencia2023/).
Pedra fundamental – Na última quarta-feira (1º), em Campina Grande (PB), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou do lançamento da pedra fundamental da expansão do Parque Tecnológico da Paraíba, cujos investimentos somam R$ 13 milhões.
“Consolidar esse condomínio tecnológico contribui diretamente para a tríplice hélice, composta por academia, governo e setor produtivo, ampliando a geração de emprego e renda”, destacou a ministra.
Segundo a diretora da Fundação PaqTcPB, Nadja Oliveira, “a expansão do parque vai abrigar ainda mais empresas de base tecnológica e atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação”.
Comentários estão fechados.