Pare antes que seja tarde! 5 erros de português que podem te prejudicar no trabalho

Os erros de português podem prejudicar a sua imagem no ambiente de trabalho. Veja quais são os mais comuns e dicas para melhorar a sua comunicação.

Os erros de português podem comprometer a qualidade da sua comunicação, seja ela escrita ou falada, principalmente em ambientes profissionais. Erros graves de ortografia podem transmitir uma imagem negativa e colocar sua competência em xeque. Veja quais são os erros mais comuns que você deve evitar.

Leia mais: ‘Trazido’ existe no português? Fim do mistério que assombra muitas pessoas

Não é apenas por falta de conhecimento que os erros de português ocorrem, pois muitas vezes são resultado de falta de atenção. Mesmo em uma conversa informal com colegas de trabalho, é importante manter uma postura profissional. Muitos erros podem demonstrar falta de profissionalismo e afetar a confiança dos superiores, especialmente em cargos que exigem profundo conhecimento da língua.

Erros de português no ambiente de trabalho

Os erros podem dificultar a comunicação com colegas e clientes, prejudicando inclusive as oportunidades de crescimento. Por isso, não permita que eles comprometam sua imagem profissional.

Sempre revise seus textos com cuidado e fale de forma coerente e clara, utilizando apenas palavras que você conhece bem. Em caso de dúvida, consulte um dicionário ou gramática.

Se a dificuldade persistir, considere fazer um curso de português, pois a comunicação é uma ferramenta essencial no mercado de trabalho e os erros podem levar aos questionamento da sua competência. Veja abaixo alguns erros comuns que devem ser evitados:

1. Confundir “imprimir” com “impresso”

“Imprimido” é o resultado da ação de imprimir, enquanto “impresso” se refere ao objeto impresso.
Exemplo:
Ele havia imprimido todo o trabalho.
O livro impresso está em cima da mesa.

2. Trocar “há” por “a”

“Há” indica tempo passado, enquanto “a” é utilizado para distâncias ou lugares.
Exemplo:
Há dois anos que não nos vemos.
Estamos a uma semana do Dia dos Pais.

3. Uso da preposição adequada

Use a preposição “a” ao responder algo.
Exemplo:
Respondi ao e-mail do chefe.

4. Uso correto dos pronomes demonstrativos “este”, “esse” e “aquele”

“Este” para algo próximo de você, “esse” para algo próximo do ouvinte e “aquele” para algo distante de ambos.

5. Expressão correta: “mais informações” ou “maiores”?

O certo é “mais” em vez de “maiores informações”, pois o tamanho da informação não pode ser calculado!

Atenção aos detalhes na comunicação é essencial para preservar a sua imagem profissional. Com prática, é possível adquirir ainda mais domínio sobre a língua portuguesa e mandar bem no trabalho!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.