Parfor Equidade: MEC e Capes ampliam prazo de inscrição

Até o dia 22 de dezembro, instituições de educação superior (IES) poderão se inscrever para o programa

Com o objetivo de formar professores em licenciaturas específicas e pedagogos, para atendimento de redes públicas e comunitárias que, por sua vez, vão ministrar educação escolar indígena, quilombola e do campo, especial inclusiva e bilíngue de surdos, o Programa de Fomento à Equidade de Professores da Educação Básica (IES), o Parfor Equidade, teve o prazo de inscrição pelas instituições de educação superior (IES) estendido até o próximo dia 22 de dezembro, conforme informe publicado, nessa quarta-feira (8), no Diário Oficial da União (DOU).

Face às 2 mil vagas que serão disponibilizadas, as propostas deverão ser apresentadas pelo sistema Integrado CAPES (Sicapes), cujo cronograma inclui mudanças na submissão e nos resultados de análises técnica e de mérito das propostas, além dos recursos.

Aberto à participação de instituições de ensino superior públicas ou privadas sem fins lucrativos, o programa estabelece que cada uma delas, além de possuir experiência na área, deverá ofertar de 30 a 200 vagas.

Evento online ‘tira-dúvidas – No final de outubro, representantes da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do MEC ofereceram um workshop online para esclarecer dúvidas sobre o Edital nº 23/2023 do Parfor Equidade, que contou com a participação de 370 pessoas.

Ao destacar a importância do Parfor, a coordenadora-geral de Formação Docente e Valorização das Licenciaturas da Capes, Lorena Damasceno, explicou que o programa, “que ocorre desde 2019, já beneficiou quase 120 mil professores”. Na sua avaliação, o momento é de investir na formação voltada aos grupos sub-representados, como indígenas, quilombolas, de educação especial bilíngue e do campo.

As principais dúvidas sobre a questão foram esclarecidas, além de Lorena, por representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) das coordenações-gerais de Educação no Campo, Quilombola, Indígena, Bilíngue de Surdos e Inclusiva.

Durante o evento virtual, os temas de maior relevância giraram em torno da criação de novos cursos, inscrição de propostas, possibilidade de acúmulo de bolsas, formação de profissionais na educação bilíngue, oferta da segunda licenciatura, e questões normativas.

Ficou acertado, ainda, que todas as dúvidas encaminhadas à Capes, ao MEC e apresentadas na reunião serão reunidas em um FAQ (perguntas frequentes), para posterior consulta no site do Programa. Perguntas adicionais sobre o edital poderão ser enviadas para e-mail parfor.equidade@capes.gov.br.

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