Parte superior de estátua gigante de Ramsés 2º é encontrada no Egito
A outra parte do monumento já havia sido encontrada há quase 100 anos atrás.
Um grupo de arqueólogos do Egito e dos Estados Unidos encontrou a parte superior de uma estátua gigante do faraó Ramsés 2º nas cercanias da cidade egípcia de Minya.
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito nesta segunda-feira (4), o pedaço da estátua tem 3,8m de altura e é feito de calcário. A parte inferior do monumento já havia sido encontrada há quase 100 anos atrás.
(Imagem: Ministério Egípcio de Antiguidades/Reuters/reprodução)
Na parte superior da estátua que foi encontrada agora constam hieróglifos que exaltam o nome de Ramsés 2º, também chamado de Ramsés, O Grande.
O líder, que reinou absoluto no Egito Antigo por cerca de 63 anos, entre 1.279 e 1.213 a.C, é considerado um dos maiores faraós da história. Ele foi o terceiro faraó da 19ª dinastia de governantes egípcios.
Em comunicado, Bassem Jihad, chefe da equipe egípcia de arqueólogos que fizeram a descoberta, destacou que com a parte que faltava da estátua é possível ver que o rei foi retratado sentado, usando uma coroa dupla e um clássico cocar real com uma cobra no topo. Ao todo, o monumento tem sete metros de altura.
A parte inferior dessa estátua de Ramsés 2º foi encontrada em 1930 pelo arqueólogo alemão Gunther Roeder. As informações foram confirmadas pelo chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Mustafa Waziri.
Comentários estão fechados.