Partindo ao meio: entenda porque a África pode se tornar 2 continentes
A África pode se dividir em dois continentes e algumas movimentações se tornam mais evidentes, ano a ano. Entenda os motivos.
Você sabia que a África pode se dividir em dois continentes? O motivo é a existência de uma linha gigante, uma espécie de rachadura que se abre cada vez mais, ano a ano. Essa rachadura é o Vale da Fenda do Leste Africano. Conheça mais sobre esse processo que pode mudar por completo o continente africano.
Leia mais: Geólogos revelam continente submerso próximo à costa brasileira
De um lado, está a placa tectônica Núbia, e do outro lado, à direita, está a placa Somália. Elas estão se afastando cada vez mais, como se estivessem se separando. Com o tempo, podem se tornar dois continentes. Mesmo que seja um processo muito lento, essa é a realidade esperada daqui a milhões de anos.
África em dois continentes
O movimento das placas tectônicas vem sendo notado há bastante tempo. É visto como um fascinante processo geológico que acontece na África e tem o potencial de mudar todo o futuro do continente. Assim, caso o processo continue, poderá existir a formação de dois continentes completamente separados, com a criação de uma nova bacia oceânica.
O Vale da Fenda do Leste Africano, também conhecido como Grande Vale do Rift, tem extensão de mais de 4.000 km, do Golfo de Aden no norte até Moçambique no sul. A divisão vem sendo evidenciada cada vez mais diante do aumento nas atividades sísmicas, como terremotos e erupções vulcânicas, que indicam a movimentação das placas tectônicas.
Uma fenda gigante já está se abrindo no vale, com mais de 60 km de extensão e, em alguns pontos, atinge 90 m de profundidade. Dessa maneira, o Chifre da África, que inclui países como Etiópia, Somália e Quênia, já está se distanciando do continente africano a uma taxa média de cerca de 2,5 cm por ano.
Com a separação completa das placas, um novo oceano pode se formar, dividindo a África em dois continentes, o que também traz um grande impacto ambiental, inclusive na vida marinha da região.
Novas fronteiras de países também podem ser criadas como consequência dessa divisão, que por mais que demore milhões de anos, é uma situação que mostra como os continentes se formaram no passado e como eles podem se formar no futuro.
Comentários estão fechados.