Passar gelo de babosa no rosto: será que a técnica do TikTok faz bem à pele?
Recentemente, uma receita caseira de babosa viralizou no TikTok, mas, segundo especialistas, o uso da técnica pode causar danos à pele do rosto se não executado corretamente. Veja!
Novas técnicas naturais de beleza aparecem constantemente nas redes sociais, redefinindo os conceitos de vários tratamentos.
Agora, o TikTok trouxe uma receita caseira de gelo de babosa para reduzir poros e tratar manchas no rosto. Mas será que a técnica faz bem à pele?
A babosa (aloe vera) já é uma grande aliada dos tratamentos de beleza para pele e cabelos e seu novo formato promete uma hidratação facial profunda.
Apesar de ser uma tendência que viralizou nas redes, especialistas e dermatologistas estão debatendo se o gelo de babosa realmente funciona nesse formato caseiro.
“Não há garantias, uma vez que extrair de forma caseira a seiva da aloe vera não garante a viabilidade e a disponibilidade dos princípios ativos”, disse a dermatologista Dra. Natássia Pizani, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ao portal de notícias Boa Forma.
Gelo de babosa faz bem à pele?
O TikTok viralizou uma receita muito simples de cuidados com a pele. Você só precisa descascar uma babosa e remover o gel da planta. Depois, basta bater o gel com água no liquidificador e armazenar no congelador até que vire gelo.
De fato, a babosa tem propriedades calmante, hidratante e cicatrizante, como aponta a dermatologista Talita Pompermaier ao portal O Globo. Contudo, o uso do gelo de babosa diretamente no rosto pode provocar lesões e queimaduras, principalmente em pessoas com pele sensível.
Por isso, a técnica viral das redes sociais deve ser usada com cautela e tomando alguns cuidados necessários para que o rosto não sofra com vermelhidão e nenhum tipo de irritação mais séria.
(Imagem: TikTok/Reprodução)
Cuidados necessários para usar o gelo de babosa
Para o biomédico e fisioterapeuta dermatofuncional Thiago Martins, qualquer pessoa que queira usar essa técnica deve tomar alguns cuidados para evitar irritação e outros problemas de pele. Sendo assim, antes do uso do gelo de babosa, siga as orientações a seguir:
- Esteja sempre com o rosto limpo;
- Não aplique o gelo na região dos olhos;
- Evite o contato com áreas sensíveis;
- Envolva o gelo em uma toalha ou tecido de algodão.
Como dissemos, o gelo de babosa ainda não teve sua eficácia comprovada e o uso deve ser feito com algumas precauções que protejam a pele de possíveis queimaduras e irritação.
Comentários estão fechados.