Ensine os seus filhos a valorizarem o que têm por meio da Paternidade da Escassez
Ensine que, para ter qualquer coisa, é preciso entregar esforço e merecimento, mesmo que essas coisas estejam acessíveis.
Muitas pessoas tiveram uma infância sem acesso algum à maioria dos objetos que desejavam por conta da situação financeira dos pais. Dessa forma, é comum que quando eles cresçam e também se tornem pais, se esforcem para dar tudo aos filhos. No entanto, essa premissa pode gerar consequências negativas, sendo necessário aprender mais sobre a Paternidade da Escassez.
Leia mais: Educação Financeira para crianças: saiba a importância de ensinar finanças aos filhos
O Valor das Coisas
Estudos demonstram que quando se tem fácil acesso à objetos, como brinquedos, por exemplo, não existe uma valorização dos mesmos. Afinal, a criança saberá que sempre que cansar de um item, poderá substituir por outro do mesmo ou diferente. Consequentemente, não irá cuidar tão bem do que já tem.
Dessa forma, para muitos pais, o grande desafio é conseguir ensinar os seus filhos a valorizar suas coisas. Afinal, com privilégios ou não, tudo aquilo que se conquista deve ser fruto de trabalho honesto, e certamente não é fácil para os pais conseguirem oferecer o melhor para as crianças.
No entanto, quando não se ensina o valor de tudo o que se tem, é comum que pensar que é fácil conseguir qualquer coisa. Inclusive, quando sempre se entrega aquilo que o filho quer, então ele sempre acreditará que não existe esforço em conseguir o que deseja.
Conheça a Paternidade da Escassez
O modelo de Paternidade da Escassez visa justamente ensinar um pouco mais sobre a valorização ao retirar o acesso fácil a muitos objetos. Ou seja, deixar que o seu filho espere um pouco pelo brinquedo que queria, mesmo quando já se tem o dinheiro suficiente para comprá-lo.
Assim, certamente ele aprenderá a valorizar mais o objeto que tem em mãos, e não irá quebrá-lo rapidamente, por exemplo. Além disso, os pais podem trabalhar de modo a entregar brinquedos de acordo com um método de recompensas.
Aqui, a criança poderia fazer algumas tarefas domésticas simples, como arrumar o quarto todos os dias, ou jogar o lixo fora. Desse modo, é possível ensinar que sempre existe trabalho envolvido no processo de conseguir o que queremos, e certamente seu filho desenvolverá maior responsabilidade sobre o que pede.
Comentários estão fechados.