Pela primeira vez, uma inteligência artificial irá auxiliar réu em audiência
No mês que vem, pela primeira vez, uma inteligência artificial irá auxiliar um cliente durante uma audiência. Entenda o caso!
Os avanços tecnológicos chegam cada vez mais rapidamente, causando muito impacto e até mesmo apreensão em profissionais de diversas áreas, que temem ter seus empregos tomados por um robô, por exemplo. Agora, os advogados também devem ficar atentos, isto é, dependendo da performance de uma inteligência artificial que será a primeira máquina a defender um cliente durante uma audiência em um tribunal.
O réu foi multado por excesso de velocidade, e o robô irá instruí-lo sobre como se defender durante a audiência, que será realizada no próximo mês. O robô é uma espécie de chatbot – tecnologia que tem a capacidade de “conversar”, se adequando ao que foi dito e respondendo compativelmente – criado pela startup DoNotPay.
O cliente do primeiro advogado robô do mundo aceitou dizer apenas o que a inteligência artificial mandar. Para isso, o chatbot irá atuar em um telefone móvel, dando os comandos através de fones de ouvido. Por se tratar da primeira vez em que isso será testado oficialmente em um tribunal, a startup se comprometeu a arcar com todos os custos, inclusive no caso de perder a ação.
Mesmo que esse pareça o futuro para as audiências, é importante ressaltar que telefones e fones de ouvido não costumam ser permitidos nessas cortes. Entretanto, nesse caso específico, a sessão irá ocorrer em um espaço em que os fones serão considerados um auxílio para a audição, o que permitirá a utilização da inteligência artificial.
O fundador da startup, Joshua Browder, ao se manifestar para a revista New Scientist sobre a situação no mínimo inovadora, disse: “está tecnicamente dentro das regras, mas eu não acho que isso está no espírito das regras”.
Apesar de ser a primeira vez que será utilizado um advogado robô, os serviços da DoNotPay já foram utilizados anteriormente, sendo que um cliente conseguiu se livrar de uma taxa bancária de US$ 16 utilizando somente o chatbot da empresa.
Comentários estão fechados.