Pensamento positivo contribui para saúde mental e aumento da autoestima

Pensamentos positivos ou negativos influenciam diretamente o seu bem-estar.

O poder de pensar positivo tem sido muito comentado nos últimos anos, em especial nas redes sociais, em que influenciadores digitais e canais voltados à psicologia relatam sobre os benefícios de pensar positivo e os impactos dos pensamentos em nossa vida, emoções e ações. Por tal razão, é importante entender os motivos por trás da ideia de pensar positivo.

Pensamento positivo pode trazer benefícios para saúde

Você pode estar se perguntando como o pensamento afeta a saúde. Afinal, ele é algo que acontece apenas em nossa mente. Mas a biologia explica o fenômeno.

Tanto pensamentos positivos quanto negativos atuam no cérebro a partir da liberação de hormônios com poder de provocar efeitos fisiológicos que afetam a qualidade de vida e faz com que você se relacione com as experiências de vida de forma positiva ou negativa.

Dessa forma, se pensar negativo pode provocar ansiedade, estresse e tristeza, aumentar a frequência de pensamentos positivos está atrelado ao aumento da autoconfiança e autoestima, com consequências positivas para a felicidade do indivíduo.

Sendo assim, pensar positivo vai muito além de que uma crença tem tudo para dar certo apenas com base nas suas reflexões. Cuidar dos pensamentos e alimentar crenças positivas pode liberar hormônios como serotonina e dopamina, que influenciam diretamente no seu bem-estar.

E se os pensamentos constituem a base para as ações, pensar positivo influencia na forma como você enxerga o mundo e se relaciona com as pessoas ao seu redor.

Assim, pensar negativo pode levar a quadros de instabilidade emocional, com manutenção de crenças pessimistas e falta de esperança. Por outro lado, pensar positivo ajuda a enxergar a vida de uma forma diferente e traz o combustível necessário para agir de maneira otimista.

Alimentar crenças negativas ou pensamentos como “Eu sou ruim no que faço” ou “Eu não sou importante para ninguém” pode se tornar um ciclo negativo de pensamentos que, com o passar do tempo, reforça percepções de baixa autoestima e ansiedade.

Por outro lado, enxergar os próprios comportamentos de maneira distinta, se enxergando como uma pessoa amada e valorizada, aumenta a gratidão e a autoconfiança. Assim, seus relacionamentos tendem a melhorar e você se torna uma pessoa mais positiva e feliz.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.