Pensando em ser pai? Se faça 3 perguntas antes de tomar essa decisão
Colocar um filho no mundo requer uma responsabilidade muito grande. Você precisa se questionar se a paternidade realmente está no seu futuro.
Ter um filho é o sonho de muita gente, porém nem todos têm ou estão dispostos a arcar com a responsabilidade de cuidar de um novo ser. Nesse sentido, será que já se perguntou se há como saber se você será um bom pai quando a hora chegar? Confira três perguntas que devem ser feitas antes de tomar essa decisão tão importante.
Leia mais: Principais opções de nomes de meninos com a letra H para dar ao seu filho
Como saber se você será um bom pai?
O abandono parental por parte dos pais é uma realidade muito triste, principalmente no Brasil. Há centenas de milhares de mães se desdobrando para cuidar dos filhos apenas porque os pais simplesmente não assumem o papel que deveria ser tomado com orgulho e amor.
Por essa e outras razões, você deve ter certeza que deseja ter um filho. Além disso, precisa ao menos saber se tem condições de ser um bom pai para suas crianças. Sendo assim, veja a seguir quais são as perguntas que deve se fazer para que possa refletir bastante sobre as suas respostas antes de decidir colocar um novo ser humano no mundo.
1. Estou pronto para ter minha vida virada de cabeça para baixo?
Sim, podemos dizer que ter um filho é como se você tivesse sua vida virada de ponta-cabeça. Isso porque cuidar de uma criança demanda muita responsabilidade, tempo e disposição. Em muitos momentos poderá ser exaustivo lidar com isso, principalmente nos primeiros meses de vida do bebê. Vale ou não pena pensar sobre esse assunto?
2. Eu sou uma pessoa perfeccionista?
Você ser perfeccionista pode revelar muito sobre as suas expectativas em relação ao seu filho ou filha. Isso porque é relativamente comum que os pais projetem os seus desejos e sonhos em seus herdeiros, mas um estudo mostrou que pais que são perfeccionistas podem fazer cobranças ruins para a saúde mental das crianças. Cuidado com as suas idealizações ao decidir ter um bebê!
3. Eu enxergo o mundo como um local bom?
A forma como enxergamos o mundo pode refletir na nossa decisão de ter ou não uma criança. Há muitas pessoas que optam por não ter filhos por acreditarem que o mundo é um lugar ruim, logo não fará bem para eles. Por outro lado, há quem veja a vida melhor no futuro. Vale a pena pensar nisso antes de tomar essa decisão de ser pai ou não.
Comentários estão fechados.