Perda de olfato após infecção de Covid-19 é finalmente explicada por cientistas
Ficar sem sentir cheiro é uma das sequelas mais comuns de quem está com Covid-19 ou se recupera da doença. Em dois anos de pandemia, cientistas finalmente têm uma resposta.
Em 2020, o mundo foi pego de surpresa com uma pandemia causada por um vírus que causa uma doença que, até então, era desconhecida. Ao longo destes dois anos, fomos descobrindo os seus sintomas e também as suas sequelas nos sobreviventes. Uma das mais comuns é a perda de olfato durante e também na recuperação da Covid-19.
Leia mais: Vírus da Covid-19 foi criado por homens? Cientista chinês aponta a verdade
Além da falta de ar em momentos de estresse físico e falta de memória, muitos pacientes relatam perda de olfato após se recuperarem da Covid-19. O sintoma pode persistir por algumas semanas, entretanto há pessoas que jamais conseguiram recuperar o sentido.
Por que as pessoas perdem o olfato com a Covid-19?
Uma pesquisa conduzida pela Duke University School of Medicin estudou a perda de olfato causada pelo vírus e o que exatamente causava isso. Conforme publicado, isso acontece porque há um ataque imunológico contínuo nas células olfativas.
A pesquisa, conduzida pelo médico Ph.D. Bradley Goldstein e demais colegas da Duke, examinou amostras de células vindas de 24 biópsias de nove pacientes que relataram o mesmo sintoma após a doença. Os exames mostraram ampla penetração das células T em resposta inflamatória.
Não apenas isso, mas os neurônios sensoriais olfativos também diminuíram. Conforme apontou a pesquisa, isso provavelmente aconteceu devido a uma lesão da inflamação contínua causada pela Covid-19. “É como se fosse um processo autoimune no nariz”, explicou Goldstein.
Como reverter o quadro?
Os médicos e cientistas estudam agora para aprender quais locais são danificados e quais os tipos de células estão envolvidas. Somente assim conseguirão iniciar um tratamento que seja 100% efetivo.
“Temos esperança de que modular uma resposta imune anormal ou os processos de reparo no nariz dos pacientes possa ajudar a restaurar, mesmo que parcialmente, o olfato”, disse o médico.
É importante ressaltar que esta pesquisa ainda está em andamento.
Outros sintomas
Goldstein e a equipe também estão trabalhando em outros sintomas mais longos da Covid-19. Mesmo aqueles que tiveram a doença de forma mais leve também experienciaram desconfortos durante ou depois de se recuperarem.
Entre os mais comuns, estão a fadiga, febre, o desconforto respiratório, dores musculares, articulares ou desarranjos no trato digestivo e uma queda de cabelo. Antes da vacinação, muitas pessoas também relatavam perda do paladar, contudo este sintoma parece ser menos comum devido à imunização ou a esta nova cepa que está circulando.
Comentários estão fechados.