As principais diferenças entre um perfeccionista e uma pessoa responsável
Embora muitos os relacionem, pessoas responsáveis costumam agir diferente dos perfeccionistas.
Situações onde pessoas rotulam outras de perfeccionistas, quando, na verdade, elas apenas estão sendo responsáveis, ocorrem com frequência. Isso acontece devido ao erro comum em determinar comportamentos que buscam melhora pessoal como busca intensa pela perfeição. Portanto, para não haver confusões desse tipo, se faz necessário entender as diferenças entre perfeccionismo e responsabilidade.
Saiba se você é uma pessoa perfeccionista ou apenas se cobra com mais responsabilidade
Confira agora as situações onde é possível encontrar as principais diferenças entre uma pessoa perfeccionista e uma pessoa que sempre está em busca do seu melhor:
Motivação
É de praxe do perfeccionista sempre buscar aquilo que entende como perfeito em tudo o que fazem, o que muitas vezes não é possível. Logo, ele passa a se desmotivar com mais frequência, pensando que o seu melhor não é o suficiente.
Por outro lado, uma pessoa responsável está sempre com a motivação em dia por entender que o seu melhor nunca a levará até a perfeição, mas sim à gratificação pelo esforço realizado.
Honestidade
De fato, agir com responsabilidade é ser franco consigo mesmo. Pessoas com essa índole não costumam fingir o que não são para si próprias. Já os perfeccionistas costumam mentir para eles mesmos por não aceitarem seus pontos fracos.
Definição de metas
A princípio, não há nada de errado em traçar metas que te façam evoluir como pessoa ou no âmbito profissional, etc. No entanto, a forma como isso ocorre pode vir a ser um problema.
Naturalmente, um indivíduo que age com responsabilidade trabalha com metas reais, ou seja, que são possíveis de alcançar. Em contrapartida, um perfeccionista está a todo momento traçando metas irreais e, consequentemente, inalcançáveis, o que o deixa vulnerável a frustrações severas.
Reconhecimento dos erros
Uma atitude que descredibiliza todo perfeccionista é o simples fato de não assumirem a culpa quando algo não vai como o esperado. Inclusive, eles costumam jogar a responsabilidade para terceiros, alegando nunca serem os responsáveis por algum fracasso.
Porém, o cenário muda completamente quando se fala de uma pessoa responsável. Essa, por sua vez, costuma reconhecer onde errou e assume a culpa, o que ajuda a identificar onde houve falha e evitar mais outros erros.
Relação com críticas
O simples ato de escutar críticas e tomá-las como forma de aprendizado é um puro ato de responsabilidade, e é isso que as pessoas responsáveis sempre fazem. No entanto, esse não é um costume de pessoas perfeccionistas, visto que elas se enxergam acima das críticas e se consideram como únicas e verdadeiras sábias.
Comentários estão fechados.