PERIGO: 8 aplicativos que foram banidos do Google Play
O Google divulgou uma nova lista de aplicativos removidos de sua Play Store que roubam os seus dados.
Para quem utiliza o ecossistema Android, um novo conjunto de aplicativos acaba de ser banido da Google Play Store, acusado de coletar dados pessoais sem o conhecimento dos usuários.
De acordo com uma reportagem do Wall Street Journal, esses aplicativos incluíam uma linha de código que coletava secretamente os dados dos usuários. Por isso, é muito importante ficar atento e ter todo cuidado possível. Veja a seguir os aplicativos que foram banidos e como se manter mais protegido!
Leia mais: Google remove 11 aplicativos com vírus da play store; saiba quais são
Lembrando que denunciar a plataforma é uma medida igualmente necessária para evitar que mais pessoas sejam prejudicadas.
Aplicativos que foram banidos
- Al-Moazin Lite
- Mouse Wi-Fi
- QR & Barcode Scanner
- Radar de Câmera de Velocidade
- Qibla Compass-Ramadan 2022
- Widget simples de clima e relógio
- Handcent Next SMS-Texto com MMS
- Smart Kit 360
Esses aplicativos foram finalmente retirados há alguns dias, mas também foram baixados vários milhões de vezes. E ainda que seja sempre possível desinstalá-los, é melhor ter cuidado antes de instalar qualquer novo aplicativo em seu telefone celular.
Dessa forma, para fazer isso, procure nunca baixar aplicativos que não sejam da Play Store, pois corre o risco de se comprometer, instalando softwares perigosos que não foram verificados e monitorados pelo Google.
Fique protegido com o Google Play Protect
Você também deve confirmar que ativou o Google Play Protect, que é uma ferramenta de análise de aplicativos que pode detectar qualquer comportamento suspeito em seu dispositivo.
Apesar de não ser perfeito, o Google Play Protect realiza uma verificação de segurança em todos os aplicativos da Google Play Store antes de serem baixados e detecta quaisquer aplicativos potencialmente perigosos de outras fontes em seu dispositivo.
Conferir o status de verificação do seu aparelho
- Primeiro clique para abrir o app do Google Play Store;
- Aperte no ícone do perfil;
- Clique nas “Configurações”;
- Por fim, na opção “Sobre”, confira se o seu aparelho é verificado pelo Play Protect.
Ative ou desative essa função
É importante lembrar que essa função do Google Play Protect já vem ativada de forma padrão, porém há a possibilidade de desativar. Além disso, é recomendado para você, por segurança, que mantenha essa função ativada sempre.
- Abra o aplicativo Google Play Store;
- Aperte no ícone do perfil;
- Clique nas “Configurações”;
- Assim, você poderá ativar ou desativar a opção de verificar aplicativos com o Play Protect.
Comentários estão fechados.