Perigo! Calor nunca antes visto atinge várias regiões do Brasil nesta semana
Segundo a previsão do tempo, temperaturas máximas podem ultrapassar recordes em diversas capitais brasileiras.
A semana que se inicia irá registrar temperaturas inéditas no Brasil. A nova onda de calor centrada entre o Sudeste e o Centro-Oeste fará com que as temperaturas máximas batam recordes em milhares de cidades. Assim, mesmo nos locais em que o calor já é uma realidade, o fenômeno fará com que os termômetros marquem temperaturas extraordinárias.
Veja também: Tire o pó do ventilador: previsão faz ALERTA para calor de até 47 °C
Uma massa de ar quente irá se intensificar no início da semana, se mantendo até o final dela. Assim, são esperadas máximas entre 42 °C a 45 °C em alguns pontos do Centro-Oeste e do Sudeste, com algumas cidades poderão ultrapassar os 45 °C.
No entanto, Minas Gerais será o estado que mais irá sofrer com as diferenças de temperatura. Em algumas cidades mineiras, as máximas devem ultrapassar dos 40 °C, temperatura anormal para o estado. Em Belo Horizonte, capital mineira, as tardes seguem sob 37 °C a 39 °C, com possibilidade de ultrapassar os 40 °C e bater o recorde de 38,6 °C registrado em 1910.
Calor sem precedentes será registrado nesta semana
Em algumas áreas do país, a temperatura pode ficar até 15 °C acima das médias históricas, levando a um calor fora do comum e sem precedentes em diversas localidades no centro do país. Até o momento, a maior temperatura já registrada até hoje foi de 44,8 °C em Nova Maringá (MT) nos dias 4 e 5 de novembro de 2020.
Ao que tudo indica, essa máxima história pode ser atingida esta semana por um calor ainda maior. O El Niño tem uma grande influência nesta onda de calor, influenciando também nas mudanças climáticas no mundo. Assim, o calor no estado de São Paulo terá marcas acima dos 40 °C nesta semana, com possibilidade de registros de 45 °C em algumas cidades.
No Rio de Janeiro, vários dias da semana contarão com temperaturas acima dos 40 °C. A previsão é de 43 °C a 45 °C em alguns bairros da capital carioca. Na região serrana, mesmo com temperaturas mais amenas, o calor ainda marcará presença, com registros entre 35 °C e 38 °C.
Comentários estão fechados.