Perigo online: ‘Momo’ em vídeos infantis incentiva o suicídio de crianças
As instruções aparecem em vídeos aleatórios da plataforma infantil do YouTube.
Um novo perigo está assombrando a internet nos últimos dias e deixando pais preocupados com o que os filhos assistem no YouTube. Isso porque, a chamada “Momo”, uma boneca macabra, vem encorajando crianças a auto mutilação, homicídio e até suicídio.
Bom, toda polêmica em torno de “Momo’ surgiu no último ano. Na ocasião, tudo começou com um número de telefone, que enviava mensagens para aqueles que entrassem em contato com ele. Primeiro era mandado uma foto de uma mulher com olhos grandes, cabelos longos, sorriso largo e pernas de pássaro.
O número, que pelo código do país, é da China, se auto intitulava “Momo”. Além disso, as mensagens continham informações pessoais, como endereço, nome completo e demais informações, o que deixavam as pessoas assustadas.
Porém, o caso se tornou polêmico quando “Momo” resolveu desafiar os curiosos a praticarem suicídio, homicídios, e fazia uma série de ameaças com base em informações pessoais do usuário.
Embora muitas pessoas estivessem com medo de algo sobrenatural, o verdadeiro perigo era outro. Segundo especialistas, a “Momo” conseguia as informações pelo número de telefone das pessoas, através de um bot que cruzava os dados com redes sociais vinculadas ao número. Sendo assim, o perigo real era o vazamento de dados pessoais.
Desafio Momo
Entretanto, no início do ano a personagem voltou, com um novo público alvo. Vários pais e usuários do YouTube estão denunciando que a personagem aparece em vídeos aleatórios da plataforma YouTube Kids, que tem conteúdo exclusivo voltado para o público infantil.
As denúncias é que “Momo” aparece em vídeos no meio do conteúdo. Ela dá instruções claras para que as crianças cortem os pulsos, matem seus irmãos, cometam suicídio e homicídios.
A aparição do personagem vem deixando as crianças assustadas e pais preocupados com o que os pequenos estão tendo acesso na famosa plataforma de vídeos. Entretanto, segundo nota publicada pelo YouTube, não foram encontradas evidências sobre o desafio no site.
Mesmo assim, ainda em nota, a empresa pede que os usuários denunciem qualquer conteúdo contendo o “desafio da Momo”.
Infelizmente, este não é o primeiro caso parecido na plataforma. No último ano, diversos pais também denunciaram e relataram que instruções de suicídio apareciam em vídeos no YouTube Kids.
Origem de Momo
Embora todo o apelo sobrenatural e assustador em torno da boneca, ela não passa de uma escultura. A obra foi criada pela empresa japonesa Link Factory, e foi exposta no “Vanilla Gallery”. A galeria é conhecida pelo material alternativo e horripilante.
Tanta porcaria não seria diferente … Será que alguém vai responder pelas publicações deste lixo na internet ?