Fogos de artifícios podem ser perigosos para seu pet

Veja os perigos de fogos de artifícios para os pets e confira como ajudá-lo em situação de desespero

Os fogos de artifícios são uma das grandes atrações de final de ano, comemorações e festividades que chamam atenção pelo efeito pirotécnico e suas explosões coloridas. Pois, os fogos pirotécnicos podem existir de várias formas e efeitos diferentes para agradar o gosto de diversos tipos.

O Brasil atualmente é o segundo maior produtor de fogos de artifício do mundo, perdendo apenas para a China. Entretanto, é importante está atento com relação aos perigos de fogos de artifícios para os pets, pois o barulho ensurdecedor é algo que pode ser estressante para algumas pessoas e inclusive para os animais de estimação.

Malefícios para animais

Primeiramente, o estresse desencadeado pelo barulho pode causar até a morte de animais como aves, cães e gatos. Isso é devido a sensibilidade auditiva desses animais, que é bem mais aguçada que a do ser humano e em alguns pets pode acarretar convulsões e ataques epiléticos.

Em aves podem ser mais estressantes, elas podem assustar-se com o barulho ou com os efeitos visuais e acabam batendo em objetos e ferindo-se gravemente. Há relatos de animais que chegam a vir a óbito por infarto dentro de casa, devido ao estresse que sofrem e os tutores não conseguem levar a tempo a clínica veterinária.

Há casos de pets saírem descontrolados por conta do estresse e acabam batendo em portas de vidros e até mesmo atropelados.

Como ajudar o pet em situações de estresse

Há técnicas que podem deixar o animal mais calmo ou menos estressado com tanto barulho alto ao seu redor. Linda Tellington-Jone desenvolveu a  tellington touch que consiste em amarrar um pano em pontos específicos em volta do seu pet.

Essa técnica atua diretamente no sistema nervoso do animal, fazendo com que a circulação sanguínea dessas regiões seja estimulada, diminuindo as tensões causadas pelo estresse.

Por fim, outro método que pode acalmar seu pet é a presença do seu tutor. Fique ao lado do pet em um ambiente calmo, com brinquedos e petiscos que o animal goste.

Além disso, o tutor pode optar por uso de medicações para acalmar o animal. Entretanto, qualquer medicação tem que ser feita estritamente por um profissional da área. Consulte o veterinário.

Então, agora que você sabe dos perigos de fogos de artifícios para os pets, encaminhe para aquele seu amigo que acabou de adotar um novo animal.

Gostou do post? Quer saber mais? Confira: Como eliminar os carrapatos do seu pet em casa com receita caseira.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More