Fique atento! Algumas permissões de apps podem oferecer perigo ao seu aparelho
Algumas permissões concedidas a aplicativos podem oferecer riscos aos seu celular. Saiba como se proteger.
Para que determinado aplicativo funcione corretamente, é necessário permitir que ele interaja com diversas outras funcionalidades do aparelho celular. Se o aplicativo desejado for um editor de fotos, por exemplo, a liberação de acesso às câmeras e pasta de fotos podem fazer sentido. Contudo, outras permissões, como microfones que não possuem um sentido explícito, pode gerar desconfiança.
Quer saber como se proteger dessas permissões indevidas? Acompanhe o texto e saiba mais!
Veja mais em: Permissões de aplicativos que você deve pensar bem antes de aceitar
O que são as permissões?
Toda vez que baixamos um aplicativo, ocorre a solicitação de algumas permissões para a execução das suas funcionalidades. Um aplicativo de mensagens, por exemplo, exige a liberação da câmera, microfone e até a localização, em certos casos.
Uma das novidades do Android mais recente, o Marshmallow, é poder modificar essas permissões após o download do aplicativo. Assim, caso alguma permissão esteja te incomodando, basta ir às configurações e privar o acesso do aplicativo àquela função. Se essa privação prejudicar o funcionamento do aplicativo, o sistema irá emitir um aviso.
É importante ter muita atenção com os aplicativos, pois assim que eles são baixados possuem acesso total à internet do usuário. Isso pode oferecer perigo, pois diversos arquivos podem ser baixados sem o conhecimento prévio.
Permissões perigosas
Conceder algumas permissões é importante para que o aplicativo seja capaz de executar bem suas funções. Todavia, é importante se perguntar quais delas realmente fazem sentido para determinado app.
Assim, permissões como o sensor de movimentos e GPS podem acender um alerta. Alguns especialistas verificaram ainda que essas permissões deram a liberdade de alguns aplicativos “ouvirem” interações de voz.
Permissão de SMS e acesso a contatos também pode ser perigoso, pois, ao autorizar o aplicativo a acessar tais informações, indivíduos mal-intencionados podem se utilizar disso para enviar mensagens para seus contatos.
Desse modo, é importante estar em alerta para todas essas situações. A solução é observar cada permissão e se ela possui um sentido na execução do aplicativo.
Comentários estão fechados.