Ossos de perna de Tescelossauro foram encontrada nos EUA
Indícios apontam que a morte do dinossauro tenha sido há 66 milhões de anos.
Pesquisadores podem ter descoberto o que é considerado uma “joia rara” da paleontologia. Foi encontrado em solo norte-americano ossos correspondentes ao que seria a perna de um dinossauro herbívoro e bípede, denominado pelos paleontólogos como tescelossauro.
Muito bem preservado e ainda com restos de pele, indícios revelam que o animal pode estar morto há 66 milhões de anos, no mesmo dia em que supostamente o impacto do asteroide eliminou os dinossauros da Terra.
Para saber sobre o fóssil de dinossauro que pode ter morrido no mesmo dia da queda do asteroide, leia o artigo na íntegra!
Leia mais: Dinossauros Herbívoros.
Confira as informações divulgadas
Por conta da falta de machucados como mordidas e outros sinais semelhantes a ataques de predadores, não há sinal de que o tescelossauro tenha sido morto por outro dinossauro ou doença. A perna encontrada está perfeitamente conservada, contando até mesmo com pedaços da pele escamosa.
No entanto, o que os cientistas acreditam é que a causa da morte tenha sido a onda derivada do impacto do asteroide. A datação foi realizada a partir de detritos que choveram por um tempo específico logo após o impacto do asteroide.
O fóssil foi encontrado no sítio paleontológico de Tanis, localizado no estado de Dakota do Norte. Uma cidade que fica a cerca de 3 mil km do local onde acreditam que o asteroide tenha caído, próximo a península de Yucatán, no México.
Devido ao impacto causado, um tsunami foi originado, e tornou-se responsável pela destruição e soterramento de animais aquáticos e terrestres.
Além da perna do tescelossauro, foi encontrada uma tartaruga espetada por uma estaca de madeira; mamíferos bem pequenos em suas tocas; pele de um tricerátops e um embrião de pterossauro ainda dentro de seu ovo.
A perna foi considerada a primeira evidência direta de como o asteroide de fato afetou toda a vida na Terra. Acredita-se que o asteroide tenha aproximadamente 10 quilômetros de diâmetro e tenha sido responsável por uma grande extinção em massa.
Comentários estão fechados.