Mapa interativo permite verificar o nível de contaminação da água em sua cidade

De produtos químicos até substâncias radioativas, qual a segurança da água da torneira que chega às nossas casas?

A água da torneira, embora não seja utilizada para consumo, é essencial para diversas atividades na nossa casa. Seja para limpeza de roupas, louças ou áreas, esse elemento está em contato direto conosco diariamente. Contudo, conforme o levantamento da ‘Mapa da Água’, entre 2018 e 2020, 763 municípios brasileiros possuíam água da torneira com algum material químico ou radioativo na composição.

Qual seria o risco para nossa saúde?

Contaminação da água em cidades brasileiras

Entre os anos de 2018 e 2020, a agência pública Repórter Brasil fez uma análise dos relatórios de testes feitos pelas empresas de abastecimento de água.

Esses relatórios são enviados ao Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), pertencente ao Ministério da Saúde, avaliando a água de todo o país.

Segundo o relatório, a água de 763 municípios brasileiros continha contaminação com algum produto químico ou radioativo.

Riscos à saúde

Apesar de ser água torneiral, ainda existe o risco de você se contaminar ao ingeri-la. Os efeitos no organismo podem ser desde diarreias, vômitos, mal-estar e até complicações graves. De acordo com o relatório, essa água contaminada atende até cerca de 25% das cidades brasileiras.

Mapa da Água

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, uma data criada pela ONU para conscientizar populações sobre o uso correto da água no mundo. A chegada da data sempre ressalta a importância de falarmos sobre a economia desse recurso.

Periodicamente, o SISAGUA realiza um levantamento denominado Mapa da Água, que avalia a presença de substâncias nocivas à saúde na água das cidades brasileiras.

Existem rankings que avaliam a qualidade da água, sendo eles: vermelho-escuro (situação crítica, com presença de substâncias que causam riscos de câncer); vermelho (situação grave, com substâncias que apresentam riscos à saúde de forma geral); azul (dentro do limite de segurança); e cinza (quando não há dados sobre a água da cidade).

Você pode ver a situação da água na sua cidade acessando o site do Mapa da Água e conferir se a água que chega em sua casa está contaminada ou se é segura.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.