Pesquisa inédita aponta por que você NÃO deve deixar seu gato sair de casa
Gato passeando livremente na rua pode ser vetor de doenças dentro de casa e ameaçar animais selvagens.
Gatos são ótimos companheiros, mas o seu instinto caçador faz com que eles saiam de casa com frequência e voltem um, dois ou três dias depois. Quando você percebe que o bicho sumiu, pode até não se preocupar, por isso ser comum, mas um estudo aponta algumas das razões pelas quais você deve evitar estes passeios do gato fora de casa.
Pesquisa afirma os benefícios de manter os gatos dentro de casa
Cientistas da Universidade de Maryland fazem descoberta incrível sobre por que evitar que os seus gatos fiquem circulando fora de casa. De acordo com a pesquisa, manter os bichanos no seu lar reduz a chance de transmissão de doenças e de caça aos animais selvagens, pois isso contribui negativamente com a biodiversidade.
Realizada em Washington, a pesquisa se baseou nos dados do chamado DC Cat Count, que fez uso de mais de 60 câmeras adaptadas para monitorar a vida selvagem.
Depois da análise dos 1.500 locais de amostragem, a conclusão dos pesquisadores é enfática ao apontar a responsabilidade dos donos dos gatos para evitar que eles saiam de casa em direção à mata.
Isso porque as câmeras conseguiram captar o movimento de caça dos gatos e como eles conseguem se superar diante de alguns animais selvagens. Nos Estados Unidos, eles foram encontrados próximos aos guaxinins, um dos mais importantes vetores de raiva em Washington.
E não é somente a raiva que pode atingir os gatos! A toxoplasmose também é uma doença transmitida dos gatos para os seres humanos. Por esse motivo, manter os felinos fora de casa pode ser de grande prejuízo para a sua saúde.
Gatos não querem caçar apenas ratos
De acordo com Daniel Herrera, autor do estudo, os gatos – quando estão passeando – compartilham os mesmos espaços que outros animais de espécies nativas, como coelhos, esquilos cinzentos e marmotas.
Se o seu gato sumiu, mas você pensa que ele está caçando ratos, saiba que esse é um pensamento muito equivocado de ter! Eles preferem espécies nativas, porque estão mais próximos do seu habitat. Como consequência, contribuem negativamente para reduzir a população nativa, fundamentais para o equilíbrio do ecossistema e da biodiversidade.
Pense duas vezes antes de deixar portas e janelas abertas para o seu gato sair.
Pode ser perigoso para a sua saúde e para o meio ambiente!
Comentários estão fechados.