Pesquisadores afirmam que Javalis da Alemanha são radioativos; entenda porquê
Os especialistas explicam que testes nucleares do século XX podem ser a causa da radioatividade agora rastreada nesses animais.
A presença de radioatividade em javalis na Alemanha é um fenômeno intrigante que tem chamado a atenção de cientistas por anos. Inicialmente, o desastre nuclear de Chernobyl era a explicação predominante.
Isso porque a radiação liberada no acidente contaminou extensas áreas da Europa. Nesse sentido, os testes de armas nucleares no século XX foram um tema de grande preocupação e controvérsia em todo o mundo.
Embora a maioria deles tenha ocorrido fora da Europa, o continente europeu desempenhou um papel importante na corrida armamentista nuclear e na política de dissuasão durante a Guerra Fria.
Em vista disso, esse novo estudo lança dúvidas sobre essa explicação e sugere que os testes de armas nucleares no século XX também podem ter contribuído para a radioatividade dos javalis.
A análise das amostras de carne de javali e a medição dos níveis de césio-137 são métodos-chave para entender a contaminação radioativa.
(Foto: Shutterstock/reprodução)
Pesquisadores usaram detector de raio gamas
O uso de um detector de raios gama de alta pureza é uma ferramenta precisa para medir a atividade radioativa, enquanto a espectrometria permite comparar diferentes isótopos de césio para determinar a origem da contaminação.
Essa pesquisa é importante não apenas para entender o impacto da radiação nos ecossistemas, mas também para avaliar os riscos potenciais à saúde humana, pois os javalis são frequentemente caçados para consumo de carne.
Além disso, a investigação demonstra como a ciência pode revisitar mistérios e desafiar explicações convencionais, contribuindo para um conhecimento mais preciso e abrangente.
O estudo indica que, em 88% das amostras de carne analisadas, os níveis de césio radioativo excederam os limites legais estabelecidos na Alemanha.
Utilizando a proporção entre césio-135 e césio-137, os pesquisadores concluíram que os testes de armas nucleares foram a principal causa, responsáveis por até 68% da contaminação nas amostras que excederam o limite seguro de consumo.
Nesse cenário, os javalis alemães se tornaram radioativos devido à inclusão de trufas subterrâneas em sua dieta. Essas trufas são encontradas em diversos níveis de contaminação, o que resulta na radioatividade dos animais. Sabe-se que eles consomem fontes de césio que estão misturadas no solo.
Esse estudo assume importância significativa à luz do ressurgimento da energia nuclear como uma possível solução de baixo carbono em resposta às mudanças climáticas.
No entanto, ele também adverte que eventuais acidentes ou explosões nucleares futuros podem intensificar a contaminação dos javalis, de outros animais e até de seres humanos, tendo consequências imediatas e de longo prazo na segurança alimentar.
Comentários estão fechados.