Descoberta arqueológica na Alemanha desperta curiosidade no mundo todo

Poço encontrado tem cerca de cinco metros de profundidade e mais de 3 mil anos, segundo os arqueólogos.

Uma descoberta neste campo normalmente se refere a achados que podem variar desde artefatos antigos até grandes estruturas e sítios arqueológicos. Todos eles ajudam a ampliar o nosso conhecimento sobre a história e a cultura de civilizações antigas. Recentemente, em 2021, foi encontrado um “poço dos desejos” de mais de 3 mil anos em uma determinada região da Alemanha.

Descoberta chama atenção

Essa descoberta acabou sendo divulgada apenas no ano seguinte, a fim de adicioná-la na lista de Preservação dos Monumentos. O poço localizado tem cerca de cinco metros de profundidade e mais de 3 mil anos, segundo os arqueólogos. E diferente do que imaginamos hoje, o poço não estava cheio de moedas, mas sim de objetos como vasos e outros utensílios que eram valiosos para a época, como louças e até mesmo potes decorados.

Havia também uma pulseira, duas espirais de metal e um dente de animal cravejado.

O que significa este poço?

Segundo os pesquisadores, todos os objetos colocados dentro do poço serviam de “oferenda” para que tivessem uma boa colheita. Ao menos é o que aponta Mathias Pfeil, chefe do Escritório Estadual de Preservação de Monumentos.

“Hoje, não conseguimos mais entender quais razões motivaram nossos ancestrais a oferecer joias e outros presentes valiosos há 3 mil anos. Seria provável, no entanto, que esses itens fossem sacrifícios para uma boa colheita.”

Fonte: reprodução – Marcus Guckenbiehl

Além de Mathias Pfeil, Jochen Haberstroh também compartilhou informações.

“É extremamente raro um poço sobreviver mais de 3 mil anos tão bem. Suas paredes de madeira foram completamente preservadas no fundo e ainda estão parcialmente úmidas das águas subterrâneas. Esperamos que isso nos forneça mais informações sobre o cotidiano dos colonos da época.”

Uma das principais razões para esconder as joias em poços é a segurança. No passado, era comum que as pessoas escondessem os seus objetos de valor em locais difíceis de encontrar e de acessar, a fim de protegê-los de ladrões ou invasores. Um poço profundo e coberto seria um local ideal para esconder esses itens, já que seria complicado para alguém localizá-los sem uma busca cuidadosa e intencional.

Ainda segundo pesquisadores, poços como o que foi encontrado eram usados, normalmente, para servir como fonte de abastecimento. Quando o nível da água baixou, as pessoas passaram a usá-los de outra forma.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.