Pesquisadores descobrem moedas com mais de 2.000 anos no País de Gales; entenda
As moedas, que são de ouro, foram encontradas por detectores de metal e agora encontram-se em análise. Saiba mais sobre essa descoberta histórica!
15 antigas moedas de ouro do tipo stater foram descobertas por especialistas em detecção de metais no País de Gales, tendo sido avaliadas em mais de 2 mil anos.
A descoberta foi feita na ilha galesa de Anglesey, mais especificamente na costa noroeste continental do país. Isso indica que o local pode possuir ainda mais itens como esses encontrados pelos caçadores de tesouros.
Esse tesouro, que é datado da Idade do Ferro, é o primeiro do tipo a ser encontrado. Por seu valor histórico, está sendo tratado como algo realmente raro.
Mais detalhes sobre o achado raro
As 15 antigas moedas foram resultado do esforço conjunto de três detectores de metais, que exploraram o campo onde a descoberta foi feita entre julho de 2021 e março de 2022. A primeira moeda foi achada pelo detector Lloyd Roberts, que tem 14 anos de experiência.
Após a primeira stater localizada, o amigo de Lloyd, Peter Cockton, foi responsável por encontrar os três itens seguintes.
O terceiro especialista, Tim Watson, posteriormente encontrou a sexta moeda. Em seguida, o pai de Watson se juntou às buscas e encontrou mais 9 moedas ao longo das próximas semanas. Com isso, as 15 moedas foram localizadas pelo grupo no local.
Em seguida, os profissionais decidiram realizar o comunicado ao Esquema de Antiguidades Portáteis, que registra esse tipo de achado.
(Imagem ilustrativa: divulgação)
Segundo as informações divulgadas, essas antigas moedas eram parte do grupo Corieltavi e foram cunhadas entre 60 a.C. e 20 a.C. Essa civilização ocupava a região conhecida hoje como East Midlands, na Inglaterra.
Conheça as antigas moedas chamadas de “stater”
As moedas de ouro apresentam um intrincado design que remonta ao reinado de Filipe II, governante do antigo reino da Macedônia.
Com imagens estilizadas, a face das moedas retrata a coroa e o cabelo da divindade mitológica Apolo, enquanto o verso exibe um cavalo de cabeça triangular cercado por símbolos.
Segundo os estudos, os staters não eram utilizados em transações diárias. Dessa maneira, foi indicado que essas antiguidades eram empregadas em tributos religiosos aos deuses ou como presentes entre as elites para solidificar alianças e demonstrar lealdade, conforme o National Museum Wales.
O tesouro descoberto não apenas enriquece o conhecimento histórico, mas também destaca a rica paisagem arqueológica do noroeste do País de Gales.
O museu galês Oriel Môn planeja adquirir as moedas para exibição pública, permitindo que o público se conecte diretamente com esse pedaço fascinante da história antiga.
Comentários estão fechados.