Pesquisadores encontram tesouro de 1.300 anos enterrado no Panamá

Foram encontradas diferentes tumbas com tesouros, levantando suspeitas de que pode ter pertencido a pessoas de grande influência.

Os arqueólogos no Panamá fizeram uma descoberta extraordinária ao desenterrarem a tumba de um líder pré-hispânico, cujas ofertas funerárias compõem um tesouro deslumbrante, incluindo itens exclusivos de ouro e brincos feitos de dentes de baleia, entre outros artefatos.

Este achado remonta a cerca de 750 DC e o homem adulto enterrado dentro da tumba provavelmente era um indivíduo de alto status pertencente à antiga cultura Gran Coclé, conhecido por sua habilidade na ourivesaria de ouro durante os tempos pré-colombianos.

A tumba foi descoberta dentro de uma necrópole conhecida como Parque Arqueológico El Caño, onde outros túmulos, bem como monólitos de pedra e estruturas cerimoniais de madeira, foram encontrados anteriormente.

Segundo o Ministério da Cultura do Panamá, o local foi utilizado entre os anos de aproximadamente 700 e 1000 DC, e testemunhou vários outros enterramentos.

Imagem: Ministério da Cultura do Panamá / Reprodução

A descoberta dos túmulos

Cada túmulo abrigava entre oito e 32 corpos, pertencentes a membros da elite, bem como indivíduos de posição inferior que foram sacrificados para acompanhar seus superiores na vida após a morte.

Ainda não está claro que algumas pessoas foram enterradas dentro da tumba recém-descoberta, embora os arqueólogos tenham confirmado que o senhor Coclé foi sepultado com o rosto para baixo sobre o corpo de uma mulher, em conformidade com os costumes dessa sociedade.

Os pesquisadores fizeram uma descoberta notável ao desvendar uma tumba antiga ao lado dos restos mortais de um líder pré-hispânico.

Entre os artefatos encontrados, destacam-se peças de ouro de valor histórico e preços inestimáveis, acompanhadas por uma quantidade abundante de cerâmica finamente trabalhada.

Dentre os achados, estão cinco placas de ouro decorativas para o peito, dois cintos feitos com contas douradas e dois brincos esculpidos à semelhança de figuras humanas – um representando um homem e outro uma mulher.

Os artigos também incluem cinco brincos adornados com dentes de cachalote, todos cuidadosamente envoltos em capas de ouro, junto com pulseiras e trajes feitos com dentes de cachorro.

Outros itens encontrados incluem uma variedade de flautas feitas de osso, dois chocalhos e um colar feito de contas preciosas.

Os arqueólogos continuam a explorar a tumba, buscando uma compreensão mais profunda sobre os habitantes antigos e as possessões valiosas que foram enterradas com eles.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.