Pesquisadores identificam como reduzir sentimentos de culpa
Sentimentos de culpa podem ser leves ou intensos e podem ser desencadeados por uma variedade de situações.
Os sentimentos de culpa são bastante comuns e podem surgir quando alguém acredita ter feito algo errado ou quando percebe que não agiu de acordo com seus próprios valores ou com as expectativas dos outros. Esse sentimento pode ser um sinal de que uma pessoa está tentando viver de acordo com seus próprios padrões morais, mas também pode ser um sinal de que ela está sendo muito dura consigo mesma. Agora, pesquisadores descobriram como reduzir essa sensação de culpa. Confira o artigo e descubra.
Razões para se sentir culpado (a)
Sentimentos de culpa podem ser leves ou intensos e podem ser desencadeados por uma variedade de situações, como, por exemplo:
- Ferir os sentimentos de alguém;
- Não atingir um objetivo pessoal ou profissional;
- Faltar a um compromisso;
- Não ajudar alguém em necessidade;
- Fazer algo que vai contra as próprias crenças morais ou religiosas.
Maneiras de reduzir a sensação de culpa
Pesquisadores da Faculdade de Psicologia da Universidade de Basel, realizaram um estudo para identificar se os sentimentos de culpa podem ser reduzidos tomando placebos.
Assim, os participantes foram colocados em três condições: uns não tomaram medicamento, outros participantes de um grupo receberam pílulas de placebo com a informação enganosa de que se tratava de um medicamento real, enquanto os participantes de outro grupo receberam outro placebo.
Ambos os grupos que tomaram placebo foram informados de que o que receberam seria eficaz contra sentimentos de culpa. Os resultados mostraram que os sentimentos de culpa foram significativamente reduzidos em ambos os grupos de placebo em comparação com aqueles sem medicação.
Outros estudos científicos demonstraram que os efeitos do placebo podem ser poderosos no tratamento da depressão.
“A administração de placebos abertos, em particular, é uma abordagem promissora, pois preserva a autonomia do paciente, permitindo que os pacientes estejam totalmente cientes de como a intervenção funciona.”
Os resultados do estudo são um passo inicial promissor na direção de tratamentos específicos para sintomas e mais éticos para queixas psicológicas usando placebos abertos, segundo Dilan Sezer.
Para Dilan Sezer: “O uso de placebos abertos seria uma opção de tratamento barata e direta para muitas queixas psicológicas e físicas”. O sentimento de culpa pode ser uma resposta natural a um comportamento inadequado, mas quando se torna constante e excessivo, pode levar a problemas emocionais, como depressão e ansiedade.
Comentários estão fechados.