Pessoas gananciosas podem ter muito dinheiro e ainda assim ser infeliz, como diz estudo
Novo estudo sugere que a ganância apresenta bons resultados financeiros, mas pode ser algo prejudicial para a vida pessoal.
A ganância apresenta bons resultados para a vida financeira, mas pode ser totalmente prejudicial para a saúde mental. Novo estudo apresenta que os gananciosos podem ter muito dinheiro e mesmo assim ser infeliz em outras áreas da vida. De acordo com especialista, o sentimento ganancioso atua quando há a vontade incansável de ter mais e conquistar mais, e às vezes prejudicando outras pessoas.
A ganância pode se apresentar de diversas formas desprezíveis para a sociedade, e tem sido cada vez mais vista como algo ruim e desvantajoso para a sociedade em uma modo geral. A ganância, inclusive, para diversas religiões ao redor do mundo, é uma característica abominável.
Para complementar o pensamento religioso, a psicologia chegou com uma proposta que segue a mesma linha de raciocínio, relatando casos prejudiciais para a pessoa. Aliás, foram poucos estudos demonstrados ao longo do tempo que afirmam a ganância como algo positivo. Somente pela visão econômica que o ganancioso pode ser visto como algo bom, pois estão buscando cada vez mais a riqueza.
Karlijn Hoyer, professor na Universidade de Tilburg, autor da pesquisa sobre os efeitos da ganância, diz que o próprio sentido da palavra soa como algo ruim. Rotular uma pessoa como gananciosa é algo que causa repressão diante da sociedade. O estudo “Ganância: para que serve?” foi escrito por Hoyer, Seger M. Breugelmans e Marcel Zeelenberg.
Pessoas gananciosas são infelizes
Foi assim que o professor Hoyer decidiu aplicar um estudo avaliativo das pessoas gananciosas. Foram entrevistadas 2.397 pessoas, de 16 a 95 anos de idade para analisar a proposta. Os voluntários responderam a questões sobre a ganância e a relação com o interesse próprio.
Foram medidas as questões psicológicas, resultados financeiros, duração de relacionamentos, quantidades de parceiros sexuais e outras questões.
A pesquisa demonstrou que a ganância está ligada a uma alta renda familiar e não somente a renda pessoal. O resultado da ganância também acrescenta maiores quantidades de parceiros sexuais e um menor número de filhos biológicos, assim como relacionamentos românticos com pouco tempo de duração.
Ser ganancioso foi revelado como traço de pouca satisfação de vida. Ao PsyPost, Hoyer revelou detalhes:
“Ser ganancioso tem alguns resultados positivos e outros negativos para a própria pessoa gananciosa: a ganância é (um pouco) benéfica para resultados econômicos (mais renda), mas misturada para resultados evolutivos (menos filhos e relacionamentos românticos mais curtos, mas mais parceiros sexuais) e desfavorável para resultados psicológicos (menor satisfação com a vida)”, pontuou detalhes da pesquisa.
Comentários estão fechados.