Psicóloga aponta: pessoas ‘viciadas em drama’ apresentam estas 5 características
Conhece alguém que é ligeiramente dramático em tudo o que faz? Se ainda não sabe como identificar, aqui estão as dicas certas!
Muitas pessoas têm em sua vida alguém que constantemente parece ser a fonte do drama. Uma psicóloga especialista, com seus 20 anos de experiência revelou o que comumente os dramáticos fazem.
Uma paciente da especialista, por exemplo, revelou que tinha uma necessidade por drama, mesmo que fosse mentira, só para criar narrativas.
Pessoas como essa paciente podem aparentar prosperar no drama, mas uma análise mais profunda revela que muitas vezes essas pessoas se sentem solitárias e desesperadas por ter controle em suas vidas. Estas características, portanto, vão revelar uma pessoa dramática.
Sinais evidentes de uma pessoa dramática
Confira agora algumas manias típicas de pessoas dramáticas:
Linguagem exagerada
Essas pessoas podem tentar chamar a atenção usando palavras exageradas, como intensificando o grau de algo de “ruim” para “extremamente ruim”.
Elas também podem acabar recorrendo a metáforas impactantes, como descrevendo uma situação como se estivessem “derretendo no abismo do espaço”.
Por fim, podem complementar essas expressões verbais com gestos dramáticos e expressões faciais, tudo para garantir que sua audiência esteja totalmente envolvida e prestando atenção.
Estão sempre com a sensação de urgência
Quando não existe uma sensação constante de urgência, essas pessoas tendem a sentir que algo está errado e procuram acertar. Para reforçar essa sensação de urgência, elas preenchem suas vidas com uma agenda cheia de compromissos, projetos e prazos.
Contam histórias intensas e desnecessárias
Essas pessoas têm o hábito de contar repetidamente a mesma história emocional para diferentes públicos, permitindo que expressem suas emoções continuamente. Além disso, é comum que adicionem variações à situação original.
Exigem ser sempre o centro das atenções
As pessoas que têm uma inclinação para o drama raramente ficam em segundo plano ou à margem, pois não se contentam com isso. Mesmo quando conseguem controlar o desejo de ser o centro das atenções, essa “felicidade” não dura por muito tempo.
Se prendem às próprias histórias
As pessoas que adoram drama precisam de um público para desempenhar o papel de testemunhas, enquanto elas mesmas ocupam o centro do palco.
Elas costumam atribuir papéis aos outros membros do “elenco” e esperam que sigam o roteiro que criaram. Se alguém não seguir o script, pode haver problemas.
Comentários estão fechados.