PIB de Taiwan atinge menor média dos últimos 14 anos e país entra em recessão
Segundo informações da agência de notícias Reuters, o governo local atribui os maus indicadores à queda nas exportações de itens de tecnologia.
Informações veiculadas nesta sexta-feira (28), dão conta de que o Produto Interno Bruto (PIB) de Taiwan do primeiro trimestre de 2023 foi o menor em 14 anos, o que fez o país entrar em recessão. Para se ter uma ideia, o PIB taiwanês chegou a -3,02% de janeiro a março deste ano.
De acordo com explicações dadas pelas autoridades que cuidam da economia do país asiático, a queda de arrecadação foi provocada pela diminuição das exportações de produtos tecnológicos, que são o carro-chefe do setor produtivo de Taiwan.
A economista Wu Pei-hsuan, que integra a Direção Geral de Orçamento, Contabilidade e Estatística de Taiwan, confirmou aos repórteres da Reuters que essa recessão é a mais baixa desde a crise econômica global que se abateu entre 2008-2009.
“O PIB do primeiro trimestre foi o pior desde a crise financeira”, afirmou. “A demanda externa deste trimestre foi fraca, mas o consumo privado foi forte”, disse Pei-hsuan, prevendo que, apesar do primeiro trimestre fraco, a meta de crescimento de pouco mais de 2% prevista para 2023 será atingida.
Resultado de uma tendência antiga
A desaceleração observada agora na economia taiwanesa não surpreendeu economistas e autoridades do país. Estimativamente, as exportações vêm caindo ano a ano, quando observado o primeiro trimestre dos últimos sete anos.
A ministra da Economia de Taiwan, Wang Mei-hua, que também falou à Reuters, disse que as altas taxas de juros e impostos praticadas no país contribuíram para esse cenário. Além disso, nota-se, segundo ele, que as empresas de tecnologia taiwanesas estão com estoques cheios, o que é um sinal claro de fraqueza das vendas.
Em contrapartida à recessão vista em Taiwan, a economia da China, que é o maior parceiro de importação do país, cresceu 4,5% no primeiro trimestre de 2023.
Para este ano, espera-se que o PIB taiwanês atinja 2,75% de crescimento, demonstrando uma tendência de retomada, depois de ter despencado de 6,53% vistos em 2021 para 2,45% em 2022.
Comentários estão fechados.