Pipoca com Hashi: será que esse pauzinho a deixa mais gostosa?

Mudar a forma de comer um alimento pode alterar a sua percepção de sabor. Entenda como isso funciona no nosso cérebro.

Você lembra da sensação de comer a sua comida favorita, ou então aquela sensação ao tomar a água na temperatura ideal para você? Pois então, esses são alguns típicos momentos indutores de serotonina. Atrelado a isso, mudar a forma de fazer algo rotineiro pode te ajudar a sentir isso com mais frequência. Dessa forma, hoje trouxemos esse exemplo relacionado a comer pipoca com pauzinho, ou hashi, para os amantes de comida oriental.

Leia mais: Aprenda Todos Os Passos Para Fazer Uma Pipoca Vermelha Perfeita

Adaptação Hedônica

Quando fazemos algo repetidas vezes, a pura força do hábito faz com que ela “perca o brilho” para os nossos olhos. Ou seja, o fenômeno conhecido como “adaptação hedônica” ocorre quando regressamos rapidamente a um nível relativamente estável de felicidade, pois o que antes era fantástico, hoje caiu na rotina.

No entanto, existe uma forma de driblar esse fenômeno que acontece no nosso cérebro. Com isso, recuperar o prazer sentido no seu dia a dia com as coisas mais simples te proporciona uma estabilidade emocional considerável, além de que aquilo sempre será visto como algo novo para você. Veja o tópico abaixo para entender como fazer isso.

Como driblar essa percepção do cérebro?

Isso é simples! Basta fazer a mesma coisa de sempre, mas de um jeito totalmente diferente. Hoje estamos trabalhando com o exemplo da pipoca, visto que esse lanche vai ser interpretado de uma forma completamente nova quando passarmos a comê-lo com os pauzinhos típicos de comida oriental.

Observe que isso ocorre no nosso dia a dia facilmente, quando comemos as pipocas de pacote ou do cinema, que parecem muito mais gostosas que aquelas feitas em casa, por exemplo. Essa lógica também pode ser aplicada para diversas coisas da nossa vida pessoal, como viver novas experiências no relacionamento, fazer um corte de cabelo diferente do habitual ou mudar o caminho de volta para casa.

Qual a importância disso?

Podemos trazer um sentido de relevância quando falamos da nossa alimentação, pois nem sempre queremos seguir aquela mesma dieta, mas é necessário para uma vida saudável. Desta forma, você pode mudar o preparo do alimento ou inverter a combinação dos pratos, e voilà! Nosso cérebro interpreta como algo novo e fica entusiasmado com isso!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.