Pix Automático: Banco Central confirma novo serviço para 2024 e explica regras do recurso
O Banco Central confirmou o cronograma de lançamento do Pix Automático para 2024. A modalidade é mais acessível e pode realizar pagamentos periódicos de serviços
O Banco Central (BC) anunciou que está estruturando a função PIX Automático e que a modalidade poderá realizar pagamentos de serviços, como energia elétrica, gás e plataformas de streaming.
A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (21), no Fórum PIX, o Comitê Consultivo Permanente que controla e otimiza o serviço de pagamentos instantâneos do Banco Central.
A nova função de pagamento é mais acessível à população e tem custos mais baixos do que transações feitas no débito automático. Além disso, empresas de qualquer área comercial poderão solicitar o novo produto. O novo PIX estará disponível em abril de 2024.
O que é o Pix Automático?
O Pix Automático é um novo produto do BC que oferecerá a possibilidade de pagamentos recorrentes de serviços, como água, gás, energia elétrica, serviços de streaming, clubes de assinaturas, entre outros pagamentos que são realizados frequentemente pelas pessoas.
As principais motivações do Banco Central para desenvolver o meio de pagamento foram: segurança, praticidade e flexibilidade nas relações entre pagadores e recebedores.
Atualmente, os pagamentos periódicos já são realizados no débito automático ou no cadastro de cartões de crédito e débito. No entanto, o BC informou que o novo PIX Automático oferece mais acesso à população que não utiliza cartões, além de ter menor complexidade operacional do que o débito automático.
O comunicado oficial do Banco Central reforça que “o débito automático, por exemplo, depende de convênios bilaterais com múltiplas instituições, gerando complexidade operacional e custos elevados, o que restringe o serviço a grandes empresas, geralmente prestadoras de serviços públicos”.
Assim, o PIX Automático do BC oferece praticidade e transparência nas transações financeiras periódicas. Outro benefício do serviço é que empresas de pequeno e médio porte poderão aproveitar a modalidade de pagamento.
Para ativar o serviço, o cliente precisará autorizar previamente o PIX Automático para que sejam realizados os pagamentos. Segundo o cronograma oficial, as regras do produto serão definidas e publicadas até setembro de 2023, já o lançamento tem previsão para abril de 2024.
Comentários estão fechados.