Planeta 9: ciência acredita ter encontrado nono astro no Sistema Solar
Nos últimos 100 anos, foram encontrados diversos corpos distantes menores
O Sistema Solar é composto por um conjunto de planetas, planetas anões, asteroides, cometas e outros corpos celestes que orbitam ao redor do sol. Ele é responsável por fornecer a maior parte da energia que sustenta a vida na Terra. Os oito planetas que orbitam o sol são Mercúrio; Vênus; Terra; Marte; Júpiter; Saturno; Urano e Netuno.
Eles foram descobertos em 1846 por astrônomos.
Nosso sistema é cercado por uma grande região de detritos conhecida como Cinturão de Kuiper, que exibe vários elementos, incluindo cometas e planetas menores. Nos últimos cem anos, foram encontrados diversos corpos distantes “pequenos” que chamamos de planetas anões, que é como agora nós classificamos Plutão.
A descoberta de alguns desses planetas levou muita gente a acreditar que algo mais pode estar nos arredores do Sistema Solar. Será mesmo? Vem entender!
Afinal, existe um nono planeta no Sistema Solar?
Existe uma boa razão para que os astrônomos gastarem horas tentando localizar um nono astro, também conhecido como “Planeta Nove” ou “Planeta X”, isso porque o Sistema Solar como o conhecemos realmente não faz sentido sem ele. Os planetas, asteroides, cometas e planetas anões orbitam o sol em trajetórias elípticas, seguindo as leis do movimento planetário propostas por Johannes Kepler no século XVII. As órbitas desses elementos são influenciadas pela força gravitacional do astro-rei, bem como por outras forças gravitacionais que atuam entre eles.
A gravidade dos planetas são tão grandes que afetam a forma como as coisas se movem ao seu redor. Isso é chamado de “atração gravitacional”. A atração gravitacional da Terra é o que mantém tudo no chão. Sendo assim, foi por meio dela que foi identificada a maior pista para um possível Planeta Nove.
Cientistas no mundo todo estão em busca de evidências visíveis deste “novo” corpo celeste há muito tempo. Existe uma hipótese de que o Planeta Nove está pelo menos 20 vezes mais longe do sol do que Netuno. Como ele supostamente fica muito longe do sol, é difícil de detectá-lo até mesmo com os melhores telescópios da Terra.
Na próxima década, novos serão construídos e outros levantamentos sobre o céu serão feitos com o objetivo de identificar o tão procurado planeta. Isso pode nos dar a oportunidade de provar ou refutar se o Planeta Nove existe.
Comentários estão fechados.